Sebastião Vidal, o Tiãozinho Ashiuchi, aos 49 anos, é candidato a vereador de Suzano pelo partido União Brasil. Viúvo, pai e avô, ele nasceu em Itajuípe, na Bahia, mas fez sua vida na cidade de Suzano, onde reside desde a juventude.
Sua trajetória está fortemente ligada à família do atual prefeito Rodrigo Ashiuchi, para quem trabalhou como caseiro por muitos anos. Atualmente, Tiãozinho é servidor público, exercendo o cargo de diretor de divisão no Distrito de Palmeiras, uma das maiores áreas do município.
Tiãozinho decidiu concorrer ao cargo de vereador motivado por sua experiência pessoal e profissional e pelo desejo de dar continuidade ao trabalho do prefeito Ashiuchi.
“Eu venho candidato para nós não deixarmos parar essa continuidade do nosso prefeito, que é uma gestão tão boa, uma gestão pura, uma gestão reta”, afirmou durante entrevista ao programa Hoje no Ar, do Grupo Hoje de Comunicação.
Últimas Notícias
- Exposição “Voe na Imaginação” é destaque na Pinacoteca de Mogi das Cruzes até o fim do ano
- Suzano realiza Parada Natalina, com entrada gratuita, na noite deste domingo (08), no Parque Max Feffer
- Bora ali? Drift em Mogi das Cruzes, programação de Natal em Ferraz de Vasconcelos e Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
A relação de Tiãozinho com a família Ashiuchi começou há quase três décadas, quando ele foi contratado para realizar uma obra em Caraguatatuba. Desde então, sua conexão com a família se estreitou, tornando-se quase familiar.
“Nós começamos esse vínculo de confiança, que depois passou a ser família. Hoje em dia, somos família mesmo, graças a Deus”, revelou Tiãozinho. Ele também destacou a honra de poder usar o sobrenome Ashiuchi em sua campanha, em reconhecimento a essa longa e sólida relação.
Tiãozinho acompanhou de perto a ascensão de Rodrigo Ashiuchi na política, estando presente desde sua primeira campanha. Ele relembra os esforços iniciais da família para apoiar Rodrigo, quando ele ainda trabalhava em São Paulo e não podia participar integralmente das atividades de campanha.
“Desde a primeira campanha dele, nós estamos batalhando, e, graças a Deus, ele é um bom prefeito para nossa cidade”, comentou o candidato.
Durante sua campanha, Tiãozinho foca especialmente na região de Palmeiras, onde tem atuação destacada como servidor público. Ele acredita que a inauguração do novo terminal de ônibus e da UPA 24 horas na região serão marcos importantes para o desenvolvimento local.
“O terminal é uma obra muito importante para a região de Palmeiras. E a UPA vai ser a cereja do bolo que faltava em Palmeiras”, destacou.
Além dessas obras, Tiãozinho aponta a necessidade de mais investimentos em mobilidade, especialmente na Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031), que atravessa o Distrito de Palmeiras. Ele mencionou a dificuldade de acesso devido à falta de rotatórias e baias de retorno na rodovia, o que obriga os moradores a realizarem longos trajetos para acessar bairros próximos. Caso eleito, ele promete buscar soluções junto ao governo estadual.
“Nós temos que fazer uma baia de travessia. Nem que seja uma baia para não ter que fazer um retorno tão longe”, explicou.
Outro ponto de destaque em suas propostas é a criação de uma subprefeitura em Palmeiras, que deverá centralizar serviços públicos que hoje só são oferecidos na prefeitura central. Além disso, ele defende a criação de um centro esportivo na região para fomentar a prática de esportes entre crianças e jovens.
“Precisamos levar mais esporte e cultura para Palmeiras. Muitas crianças e jovens têm interesse no esporte, e precisamos de um espaço adequado para isso”, disse.
Tiãozinho também pretende dar atenção especial à saúde pública. Ele acredita que, como vereador, poderá contribuir para melhorar o atendimento nos serviços de saúde municipais, especialmente na UPA de Palmeiras.
“Nós estamos com 70 mil habitantes, mais ou menos, em Palmeiras, e acredito que já era necessário uma UPA 24 horas ali para atender toda a região”, ressaltou.
Na área de segurança, uma de suas principais propostas é a criação de uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) na Vila Ipelândia, um bairro na região do Distrito de Palmeiras, para aumentar a sensação de segurança local. Ele mencionou que a presença da GCM ajudaria a combater problemas recorrentes na região, como barulho excessivo e funcionamento irregular de estabelecimentos.
“Queremos atuar mais na gestão da Lei do Silêncio, fazendo-a funcionar de verdade”, afirmou.
Tiãozinho também defende a descentralização dos serviços públicos, levando mais recursos e equipamentos para regiões afastadas da área central. Ele enxerga na criação de uma subprefeitura no Distrito de Palmeiras uma forma de facilitar o acesso da população local a serviços essenciais, como cartório de imóveis e atendimentos diversos que hoje exigem deslocamento à área central de Suzano.
Além disso, Tiãozinho quer incentivar a participação da população nas atividades da Câmara Municipal. Para isso, ele propõe a criação de um projeto que leve moradores dos bairros para assistir às sessões da Câmara semanalmente.
“Eu quero fazer um projeto para que todas as quintas-feiras o pessoal de cada bairro possa fazer uma visita à Câmara, para ver o que está acontecendo de verdade”, afirmou.
Ao final da entrevista ao programa Hoje no Ar, Tiãozinho Ashiuchi reforçou seu compromisso com a cidade e com a continuidade do trabalho desenvolvido pela gestão de Rodrigo Ashiuchi.
“Eu sou a renovação. Trabalho na área, sei do que estou falando, e estou à disposição da população para reforçar e ser cobrado, sim, se eleito”, declarou.
Veja a entrevista completa, abaixo.