O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, recebeu a confirmação, nesta quarta-feira (23), de que a estação de trens do município será beneficiada com a extensão da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente opera entre as estações Calmon Viana, em Poá, e Brás, em São Paulo.
A confirmação foi feita durante uma reunião, na Prefeitura de Suzano, com o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, que também contou com a participação do prefeito eleito e atual vereador, Pedro Ishi. A Estação Suzano passará a ser o terminal da Linha 12, conforme o projeto de concessão das linhas da CPTM à iniciativa privada.
Ashiuchi celebrou as novidades em suas redes sociais.
Além da extensão da linha, o projeto prevê a reconstrução de duas passarelas — uma na Vila Maria de Maggi e outra no Jardim Miriam — e a readequação da avenida Brasil, que corre paralelamente à via férrea em grande parte do trecho que será ampliado. As passarelas receberão iluminação pública, câmeras de monitoramento, novas rampas de acessibilidade, reparos nas guias e pintura.
Últimas Notícias
As melhorias também contemplam o entorno da Estação Suzano, com intervenções como ampliação de calçadas, instalação de guias rebaixadas, rotas táteis e repintura da sinalização horizontal, visando melhorar o fluxo de pedestres e a segurança nas imediações.
O projeto inclui ainda a modernização da via permanente, da rede aérea, da sinalização e do Centro de Controle Operacional (CCO) da cidade. Uma das metas é reduzir o intervalo entre os trens que circulam na Estação Suzano, dos atuais 7 minutos para 3 minutos.
Ashiuchi, durante a reunião, solicitou uma alteração no projeto, sugerindo a instalação de uma passarela entre as ruas Barão de Jaceguai e Marechal Deodoro. A proposta visa facilitar o acesso de pedestres à região central e ao Parque Maria Helena, beneficiando o comércio local e diminuindo o tempo de travessia, que atualmente é feito apenas pela estação ou pelo viaduto Ryu Mizuno, distantes dessa área.
O secretário Rafael Benini destacou o crescimento de Suzano como justificativa para o investimento. Segundo ele, mais de R$ 460 milhões serão destinados à cidade, incluindo a redução do tempo de viagem entre as linhas 11 e 12 da CPTM.