PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Carreta oferecerá exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia na área central de Suzano, a partir de segunda (11)

A partir da próxima segunda-feira (11) até o dia 19 de novembro, o município de Suzano contará com a ‘Carreta da Mamografia’, estacionada no supermercado Shibata, com acesso pela avenida Armando Salles de Oliveira, no bairro Parque Suzano, área central da cidade. A iniciativa oferece 45 exames diários de mamografia, sem custo, para mulheres da região, além de exames de ultrassonografia.
As senhas para atendimento serão distribuídas por ordem de chegada, entre 7h30 e 16h30.

Para realizar o exame, todas as mulheres devem apresentar documento de identidade, CPF e Cartão do SUS. Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam de um pedido médico para o procedimento, enquanto as mulheres entre 50 e 69 anos estão dispensadas dessa exigência.
É importante destacar que o exame não é recomendado para gestantes e lactantes.

No dia do atendimento, recomenda-se que as pacientes evitem o uso de produtos como desodorante, creme e talco, pois podem interferir no exame. Além disso, o ideal é realizar a mamografia entre o 5º e o 10º dia após o início do último ciclo menstrual.
Mulheres que tenham feito recentemente algum exame com contraste venoso devem aguardar 48 horas antes de realizar a mamografia.

A ação faz parte do projeto “Saúde Itinerante”, uma parceria entre a Prefeitura de Suzano e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), em andamento desde o início de agosto. Até o final de outubro, a carreta já realizou 2.501 mamografias em várias localidades da cidade, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USF) Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José; Doutor Isack Oguime, no Parque Maria Helena; na rua Sebastião Moreira, no Parque Palmeiras; e na unidade Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis.

Além das mamografias, a unidade móvel também oferece exames de ultrassonografia, disponíveis apenas para pacientes previamente agendados pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.