Nesta quarta-feira (13), estudantes da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba realizam a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A avaliação envolverá 4.862 alunos do 2º ano e 4.895 do 5º ano, totalizando 9.757 participantes.
O Saresp é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de diagnosticar a situação da educação básica no estado. Os dados obtidos servem para orientar gestores na formulação e monitoramento de políticas públicas que buscam melhorar a qualidade do ensino.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
Segundo a secretária de Educação de Itaquaquecetuba, Maria Cristina Perpetuo, a participação dos alunos é essencial para o monitoramento do desempenho educacional no município. Ela ressalta que os resultados são fundamentais para elaborar estratégias pedagógicas e políticas públicas educacionais.
A prova, aplicada anualmente, abrange questões de língua portuguesa e matemática, áreas fundamentais para medir a evolução dos estudantes.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, os dias de avaliação são intensos para os alunos, mas o monitoramento do desempenho permite comparar o progresso de Itaquaquecetuba com o de outras cidades e facilita o direcionamento de recursos educacionais para o município.
No início de novembro, a Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba, por meio do Centro Municipal de Avaliação Educacional (CMAEI), já havia realizado uma avaliação interna com estudantes do ensino fundamental. O objetivo foi acompanhar o processo educativo e apoiar o desenvolvimento acadêmico dos alunos.