Itaquaquecetuba é atualmente a sexta cidade menos violenta do Brasil, segundo o levantamento realizado pela consultoria Macroplan Consultoria e Analytics no ranking “Desafios da Gestão Municipal” (DGM). A pesquisa avaliou os avanços dos 100 maiores municípios brasileiros em relação à criminalidade e destacou Itaquaquecetuba como um exemplo de progresso na área de segurança pública.
O estudo comparou as taxas de homicídios e de óbitos no trânsito dos períodos de 2010-2011 e 2022-2023. A cidade do Alto Tietê alcançou uma nota de 0,908 no ranking, refletindo os esforços realizados ao longo da gestão do atual prefeito Eduardo Boigues.
Boigues, que possui mais de 20 anos de experiência em segurança pública, já atuou como delegado da Polícia Civil, chefiando a Delegacia de Homicídios de Itaquaquecetuba e o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA). Desde o início de sua gestão, o prefeito estabeleceu como prioridade a redução dos índices de violência no município, objetivo que tem sido alcançado com ações estratégicas e investimentos em segurança.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
Entre as principais medidas implementadas está a modernização e reestruturação da Guarda Civil Municipal (GCM), que foi subdividida em diferentes grupamentos especializados, como a Guarda Ambiental, o Canil, as Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) e a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Além disso, os agentes receberam novos equipamentos, como coletes, armamentos pesados e veículos modernos.
Outro destaque do governo atual foi a aquisição do blindado “Tempestade”, um veículo equipado para operações de grande impacto. Com capacidade para embarcar até seis agentes, o blindado pode disparar jatos d’água do teto e das laterais, com uma vazão de até 1.250 litros por minuto
O “Tempestade” tem sido utilizado, por exemplo, para dispersar aglomerações em eventos como bailes funks, contribuindo para a ordem pública.