PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Impacto do câncer de próstata nos homens negros”, por Doutor Jorge Abissamra Filho

Na semana da Consciência Negra e importante falar dos impactos do câncer de próstata nessa população. Cerca de 60% dos casos de câncer de próstata ocorrem em homens negros, eles tendem a ser mais agressivos e a maior parte dos diagnósticos é tardia, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura.

Os negros apresentam mais polimorfismos, que confere grau de agressividade potencialmente maior. Essa população também tem mais sensibilidade androgênica, ou seja, o organismo mais sensível à ação da testosterona, o que favorece o surgimento do câncer de próstata, que está diretamente ligado a ação desse hormônio.

Assim, negros precisam iniciar o acompanhamento para rastreamento do câncer de próstata um pouco mais cedo que a população geral. Nesse caso orientamos a iniciar os exames a partir dos 45 anos, enquanto a população geral a orientação é a partir dos 50.

As desigualdades econômicas e raciais contribuem ainda mais para que a população negra sofra com a negligência do acesso à saúde. Geralmente no Brasil essa população tem mais dificuldade aos exames e consultas, fazendo diagnóstico tardio e reduzindo as chances de cura.

Por isso quando comemoramos o Dia da Consciência Negra, e coincidentemente em novembro, o mês do câncer de próstata, e fundamental fazermos um alerta a essa população que sofre tanto com tantas questões sociais e de saúde pública.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).