PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prêmio Guará – Destaques do Ano: Afrânio Evaristo é premiado pelos esforços para a instalação de batalhões especiais da Polícia Militar em Suzano

Afrânio Evaristo da Silva, atual secretário municipal de Segurança Cidadã de Suzano, foi reconhecido com o “Prêmio Guará – Destaques do Ano”, concedido pelo Grupo Hoje de Comunicação. O prêmio destaca sua atuação nas articulações realizadas pela Prefeitura de Suzano, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que viabilizaram a instalação da Companhia de Ações Especiais de Polícia (CAEP) e do futuro Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) na cidade.

A CAEP foi inaugurada em abril deste ano no bairro Jardim Monte Cristo, em Suzano, sendo a primeira unidade deste tipo no Alto Tietê. Localizada nas instalações do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), a companhia tem o objetivo de reforçar o combate ao crime organizado e ampliar a segurança na região.
Já o BAEP, cuja instalação foi anunciada em julho pelo secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite, começará a operar em 2025.

O “Prêmio Guará – Destaques do Ano” celebra iniciativas que impulsionam o desenvolvimento local e regional, reconhecendo contribuições relevantes em diferentes áreas. Inspirado no lobo-guará, o prêmio simboliza força e resiliência, homenageando indivíduos cujas ações transformam a comunidade.
Um troféu e um certificado será entregue pessoalmente ao premiado Afrânio Evaristo, nos próximos dias.

Biografia

Natural de São Paulo, Afrânio Evaristo é advogado formado pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes, com pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. Ele começou sua carreira como servidor público estadual, dedicando 14 anos à segurança pública no Governo do Estado de São Paulo.
Posteriormente, ingressou na área jurídica, acumulando vasta experiência em Direito Eleitoral.

Afrânio também atuou por mais de seis anos na Câmara dos Deputados, em Brasília, como secretário parlamentar e assessor político. No Alto Tietê, trabalhou por 11 anos como conciliador e mediador no Juizado Especial Cível e Criminal de Ferraz de Vasconcelos e como consultor jurídico. Em 2017, assumiu a chefia de Gabinete na Prefeitura de Suzano, durante a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi. Desde então, vem se destacando em diferentes funções, incluindo o comando da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, que lidera interinamente desde 2022.