PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Levantamento revela que mais de 3,4 mil pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Alto Tietê obtiveram carteira de identificação do Governo Estadual; veja como solicitar o serviço

Desde abril de 2023, o Alto Tietê registrou a emissão de mais de 3,4 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).

A CipTEA foi criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

A iniciativa faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), em vigor desde abril de 2023, com base no Decreto Estadual nº 67.634. Até o momento, o programa já beneficiou mais de 84 mil pessoas com TEA em todo o estado de São Paulo.

A emissão da CipTEA e outros serviços podem ser realizados de forma digital, pelo site ciptea.sp.gov.br, pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, ou presencialmente em uma das unidades do Poupatempo.

Para emitir o documento da CipTEA, é necessário apresentar:

  • laudo médico que comprove o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Documentos pessoais do responsável legal e do beneficiário.

Além da emissão das CipTEAs, mais de 47 mil selos de identificação de veículos para pessoas com TEA também foram emitidos. Essa ação é fruto da parceria entre a SEDPcD, a SGGD e o Detran-SP, visando proporcionar mais segurança e acessibilidade no trânsito para essas pessoas