Desde 2021, o município de Suzano conta com a plataforma de georreferenciamento de informações “GeoSuzano”, implantada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação. A ferramenta está reforçando o trabalho de combate à dengue na cidade desde janeiro do ano passado.
Ela tem contribuído com as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde a partir do mapeamento dos casos diagnosticados, o que garante indicadores sobre a incidência da doença.
Por meio da parceria entre as secretarias da administração pública, ocorre um intercâmbio de informações sobre os dados dos pacientes acometidos pela enfermidade, que procuram os postos de saúde da Atenção Básica e as unidades da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Assim, é possível realizar o mapeamento dos casos por informações como o endereço residencial registrado.
A partir daí, a plataforma proporciona uma visualização dos casos por quarteirão nos bairros, o que se enquadra no sistema de trabalho das equipes de Vigilância em Saúde.
A plataforma atua como ferramenta auxiliar na implementação de ações específicas na cidade, com foco nas áreas com maior incidência de casos. Dessa forma, o setor de Controle de Zoonoses poderá realizar intervenções mais eficazes para conscientizar a população sobre a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, como a remoção de água parada, reduzindo os riscos de transmissão.
O mapeamento das áreas mais críticas segue a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que monitora pontos estratégicos, incluindo ferros-velhos e outros locais propícios ao acúmulo de sucatas.
Últimas Notícias
- Itaquaquecetuba reajusta salário e auxílio-alimentação de servidores concursados
- Em Suzano, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24 Horas (Caps AD 24h) receberá nova sede para ampliação de atendimentos
- Poá promove audiência pública para debater diretrizes orçamentárias de 2026; estimativa inicial de orçamento é de R$ 487,6 milhões