A Defesa Civil do Estado de São Paulo afirmou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta-feira (14), e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou que não há registros de tremores no estado durante a madrugada. A informação foi divulgada após diversos moradores receberem, por volta das 2h20, um alerta de segurança do Google em seus celulares informando que um terremoto teria ocorrido no mar, a cerca de 150 km de Suzano e de outras cidades do Alto Tietê, às 2h13.
O alerta recomendava atenção, destacando que abalos secundários podem ocorrer após um evento sísmico. No entanto, segundo o monitoramento da USP, nenhum evento sísmico foi detectado na região no período mencionado.
Últimas Notícias
- Ex-presidente Jair Bolsonaro é denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado contra Lula após eleições de 2022
- Polícia terá tendas com profissionais treinadas para acolher vítimas de importunação sexual durante o Carnaval, em São Paulo
- Em Mogi das Cruzes, júri de ex-policial e policial acusados de chacinas é cancelado e remarcado para novembro
O geofísico e divulgador científico Sergio Sacani sugeriu que o alerta do Google pode ter sido um erro. Em publicação no X (antigo Twitter), ele explicou que o litoral paulista está distante da borda de placas tectônicas, tornando improvável um tremor dessa magnitude.
“Muita gente recebendo alerta de terremoto no litoral de São Paulo com magnitude 5, o alerta do Google disparou nos androids. Aparentemente, tudo indica que foi um erro. Esse mapa mostra os últimos terremotos!! O litoral de São Paulo está muito longe da borda de placa para ter um terremoto dessa magnitude!!! Podem ficar calmos!!”, escreveu Sacani.
O alerta enviado pelo Google desapareceu dos celulares minutos após ser emitido.