A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início, nesta segunda-feira (10), a um grande mutirão de zeladoria visando melhorar a conservação da região central e áreas próximas. A ação, que deve durar dez dias, envolve diversas secretarias e busca revitalizar espaços públicos, garantindo mais segurança e organização para pedestres, comerciantes e frequentadores da área.
A prefeita Mara Bertaiolli acompanhou os trabalhos de perto e destacou os avanços da iniciativa por meio de suas redes sociais.
No primeiro dia do mutirão, foram realizados 105 reparos asfálticos (tapa-buraco), roçada de mato em uma área de 25.326 metros quadrados, restauração de mil metros lineares de guias e sarjetas e a remoção de oito toneladas de lixo. Além disso, as equipes restauraram 155 metros lineares de muretas, 20 floreiras, 104 bancos e dois metros quadrados de pisos.
A manutenção da iluminação pública foi feita em 28 pontos que necessitavam de reparos, enquanto 24 árvores foram podadas, incluindo 20 palmeiras. O mutirão também incluiu a limpeza subterrânea com hidrojateamento em um local que demandava o serviço.
O Departamento de Fiscalização participou da força-tarefa, realizando 45 orientações a comerciantes sobre a Lei Mogi+Viva, além de emitir duas notificações para limpeza de terrenos particulares, 41 para reconstrução de calçadas e cinco advertências relacionadas ao comércio irregular.
Os serviços continuam nos próximos dias, abrangendo uma área de quatro quilômetros quadrados, que vai desde a região do Socorro até a avenida Fernando Costa. Entre as vias atendidas estão Braz de Pina, São João, Ipiranga, Major Pinheiro Franco, avenida Governador Adhemar de Barros, rua Navajas e Engenheiro Gualberto.
Além da zeladoria, o mutirão prevê a manutenção do piso tátil do calçadão e melhorias em dispositivos de acessibilidade. Na área da segurança, haverá reforço no policiamento, incluindo o retorno da base da Guarda Municipal à Praça Oswaldo Cruz, um dos locais beneficiados pela ação.
A Secretaria Municipal de Assistência Social também participa do trabalho, oferecendo suporte para pessoas em situação de vulnerabilidade.









![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)


















