Mais uma vez, Suzano e a região do Alto Tietê se destacam em grandes competições esportivas. Desta vez, os atletas da Equipe Nova Central tiveram um desempenho importante no 4º Troféu Brasil de Sumô, seletiva para os campeonatos Mundial e Sul-Americano de 2025. A competição foi realizada nos dias 15 e 16 de março, no Ginásio do Bom Retiro, em São Paulo.
A equipe levou 17 atletas para a competição e conquistou resultados que garantiram vagas para torneios internacionais.
No sábado (15), as categorias mirim e juvenil entraram no dohyo; já no domingo (16) foi a vez dos adultos. Entre os destaques, os suzanenses Enzo Bezerra e Rafaela Bezerra foram campeões em suas categorias, além da vice-campeã mundial Luciana Watanabe (-73 kg) e a atleta de Ferraz de Vasconcelos, Sanusa Chagas (-80 kg), que venceram na categoria adulta.
Kauan Souza representou recentemente o Brasil no Hakuhō Cup, no Japão, em fevereiro de 2025. A equipe Nova Central alcançou o terceiro lugar na classificação geral feminina e o quarto lugar na masculina.
Além disso, Luciana Watanabe e Sanusa Chagas garantiram vaga para o Campeonato Mundial de Sumô, que será realizado na Tailândia em setembro de 2025, enquanto Jhenice Medeiros, Ricardo Aoyama, Luciana Watanabe e Sanusa Chagas se classificaram para o Campeonato Sul-Americano, que acontecerá em maio, no Rio Grande do Sul.
Em declaração ao portal Hoje Diário, a treinadora e competidora suzanense, Luciana Watanabe, celebrou os resultados e destacou o alto nível técnico dos atletas da equipe.
“Quanto às minhas crianças, só me enchem de orgulho. Não levamos um grupo grande, mas são alunos altamente técnicos. Dois voltaram recentemente do Hakuhō Cup, no Japão, e os outros estão acompanhando e crescendo juntos, em amizade e no sumô. É lindo de ver”, disse.
Por sua vez, sobre sua própria conquista, Luciana compartilhou a emoção de garantir a vaga para o Mundial.
“A sensação de ganhar uma competição sempre é muito boa, ainda mais com a possibilidade de representar o Brasil. Ontem, não me senti muito bem, tive uma alteração de pressão arterial e perdi a primeira luta. Depois, precisei vencer todas as outras. Como a atleta que ganhou de mim também perdeu uma luta, ficamos empatadas em três e tivemos que lutar novamente. No final, ganhei das outras duas e conquistei o título. Foi emocionante! E é gratificante ver a nova geração chegando à minha categoria”, finalizou.
Os atletas da Nova Central treinam no Bunkyo de Suzano, às quartas-feiras, das 19h às 21h, e buscam apoio financeiro para representar o Brasil nas competições internacionais. Por isso, os interessados podem colaborar por meio das redes sociais @sumo.novacentral e @sumosuzano.
Últimas Notícias
- Prefeitura de Poá encerra mês do autismo em evento com as Mães Azuis na base do Corpo de Bombeiros de Suzano
- Programão: Suzano receberá apresentação musical gratuita em homenagem ao cantor Belchior nesta quarta-feira (30)
- Expectativa e solidariedade: Mogi das Cruzes receberá a maior competição de robótica da América Latina a partir de quinta-feira (1º); evento promove arrecadação solidária




