A Prefeitura de Suzano lançou nesta segunda-feira (28) os programas “Bairros + Completos” e “Suzano Mais Praças”, iniciativas que têm como objetivo transformar a realidade urbana, ambiental e social da cidade. Os projetos são frutos do trabalho contínuo iniciado com a aprovação do Plano Diretor de 2017, que orienta o desenvolvimento territorial e ambiental do município.
O evento oficializou a implantação das ações, que devem contemplar mais de 30 localidades, com a ampliação de praças, melhoria da infraestrutura urbana e incentivo ao comércio local. Após um estudo feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e demais pastas, os bairros Jardim Casa Branca e Cidade Boa Vista serão os primeiros a receber as intervenções.
A repórter do portal Hoje Diário, Ludimila Valadares, acompanhou o evento (assista ao vídeo abaixo).
De acordo com o prefeito Pedro Ishi, o lançamento dos programas marca mais um passo importante na transformação da cidade.
“A discussão que passará pela Câmara Municipal, através dos vereadores, teremos, no futuro, um projeto de lei bem robusto, que é nosso planejamento de abairramentos. Então, planejamos a cidade através disto; eu sei que iniciamos nosso governo buscando uma cidade mais saudável”, informou Ishi.
O programa “Bairros + Completos” é inspirado no conceito internacional de “Cidade em 15 minutos”, que visa oferecer acesso rápido a serviços essenciais, áreas de lazer e comércio, otimizando a experiência urbana dos moradores. Já o “Suzano Mais Praças” propõe a criação e requalificação de espaços públicos, promovendo a qualidade de vida por meio de áreas verdes e de convivência.
Por sua vez, o secretário de Infraestrutura Urbana, Elvis Viera, reforçou que os projetos envolvem também melhorias em mobilidade e acessibilidade e, de acordo com ele, desde 2017 a cidade desenvolve projetos de planejamento territorial.
“É sob esta ótica que Suzano, desde 2017, elaborou um conjunto de programas, planos e projetos que consolidam hoje o que chamamos, como minha diretora, Eliene Correa, um sistema de planejamento territorial. Esses projetos constroem condições e oportunidades de crescimento urbano, econômico, ambiental e social na cidade”, disse.
Já o secretário Municipal de Meio Ambiente, André Chiang, destacou a importância da ampliação das áreas verdes no enfrentamento dos desafios ambientais e o planejamento de arborização nas praças, visando um planejamento técnico.
“Houve um momento na década de 50 em que falávamos ‘vamos plantar árvores’, e, desta forma, foram plantadas muitas árvores sem o estudo técnico que desse suporte nos dias de hoje. Por isso, temos que fazer uma reestruturação dessas já existentes”, citou.
A iniciativa também conta com o apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que colaborou na elaboração do Sistema de Áreas Livres e Verdes e no mapeamento de ilhas de calor e ruído. O financiamento dos projetos é realizado com recursos próprios do município, alinhados às diretrizes do Plano Diretor.
Veja o vídeo.
Ver essa foto no InstagramÚltimas Notícias
- Supermercado, hospital, loja e indústrias contam com vagas de emprego abertas em Suzano recentemente; veja detalhes
- Nova parada da Linha 11-Coral da CPTM: obras do novo complexo da estação Penha avançam em São Paulo
- Famílias de Suzano poderão solicitar desconto na conta de luz, negociar débitos e acessar outros serviços em van da EDP nos próximos dias