Mogi das Cruzes está prestes a passar por uma transformação viária histórica. Durante evento realizado na manhã desta quinta-feira (31), no Theatro Vasques, a Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou oficialmente o Novo Sistema Viário da cidade, um projeto que promete solucionar os gargalos de tráfego na região central e garantir fluidez para o futuro da mobilidade urbana do município, visando à chegada da extensão da Linha 11 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A repórter do portal Hoje Diário, Ludimila Valadares, acompanhou o ato (assista um vídeo, abaixo).
O grande destaque do plano é a construção da Ponte Estaiada, que conectará diretamente a avenida Manoel Bezerra Lima Filho à avenida Yoshiteru Onishi, passando por cima da linha férrea já existente e da avenida Francisco Rodrigues Filho.
A nova estrutura permitirá a eliminação de conflitos diretos com a ferrovia e a reestruturação da rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como rotatória do Habib’s — atualmente, um dos maiores pontos de congestionamento da cidade.
Últimas Notícias
- Guarulhos inaugura primeiro espaço dedicado ao bem-estar de motoboys
- Iniciativa da ACE Suzano: empresários participam do Imersão Digital Day com foco em tecnologia e marketing
- Prefeitura de Suzano abre inscrições para curso ‘Gestão e Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil’ nesta quinta-feira (31); capacitação é gratuita
Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, e o especialista em semáforos Alexandre Zum, todo o fluxo viário será redirecionado para a nova ponte, o que garantirá maior segurança, velocidade e continuidade no trânsito da região.
Além da Ponte Estaiada – que contará com uma estrutura de lazer sob sua base, visando ao maior aproveitamento do espaço e à segurança local –, outras duas mudanças compõem o plano de reestruturação da prefeita Mara Bertaiolli:
- Criação da Via Parque 1: uma nova via que ligará a avenida Francisco Rodrigues Filho à avenida Antônio de Almeida, passando pela rotatória da avenida Waldemar Costa Filho. A nova ligação visa desafogar o trânsito nas regiões mais densas, como Cezar de Souza, facilitando o acesso à região central e à rodovia Mogi-Dutra, por meio da Fazenda Rodeio.
- Reorganização do trânsito: com a conclusão da Via Parque 1, o fluxo será reorganizado para seguir pelas ruas Carlos Baratino, avenida Cívica (Adriano Alves da Silva) e Titto Muffato.
Essa mudança facilitará a circulação tanto de quem se dirige à capital quanto de quem retorna das universidades de Braz Cubas e Mogi das Cruzes, da estação Estudantes e do Mogi Shopping.
Outra ação relevante é a duplicação da avenida Pedro Romero, com a construção de uma quarta pista. A obra terá 1,7 km de extensão e contará com iluminação, passeio, ciclovia e canteiro central.
A empresa Alden será responsável pela execução do projeto, estimado em R$ 10 milhões, com recursos da iniciativa privada.
Durante coletiva de imprensa, Mara Bertaiolli informou que as obras devem estar finalizadas até o fim de seu mandato, em 2028.
Assista o vídeo.


