A Secretaria de Estado da saúde de São Paulo anunciou o lançamento de um novo projeto voltado à prevenção da violência doméstica e familiar contra mulheres. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJSP), tem como meta enfrentar a violência de gênero em todos os ciclos da vida, tanto das mulheres quanto de seus filhos.
Aação integra a campanha “Agosto Lilás” e será estendida aos 645 municípios do estado, incluindo os dez da região do Alto Tietê. O projeto será implementado por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de outros serviços de atenção primária, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em nível estadual.
A proposta inclui a capacitação de agentes comunitários de saúde que receberão treinamento específico sobre o tema e atuarão diretamente nas comunidades com orientações e distribuição de materiais educativos. A ação surge como uma ampliação de uma iniciativa anterior do MPSP e visa garantir que a saúde pública também funcione como um ponto de acolhimento, escuta e orientação; para isso, foi firmado um termo de cooperação entre o governo estadual e os outros órgãos, que permitirá atendimento mais especializado às vítimas em unidades de saúde.
Além da prevenção e educação comunitária, o programa faz parte de uma série de ações do movimento “SP por Todos”, que busca dar visibilidade às políticas públicas voltadas para mulheres. Entre outras ações já em curso estão o lançamento do aplicativo SP Mulher Segura, que oferece resposta imediata em caso de aproximação do agressor, e a criação de novas salas da Delegacia da Mulher com atendimento 24 horas.




























