O jovem Matheus Vinícius Santos Barbosa, de 26 anos, casado e pai de uma menina, morador de Suzano, está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade de Suzano (HMS) desde o dia 10 de junho.
Ele aguarda transferência urgente para o Hospital das Clínicas de São Paulo, após ser diagnosticado com a Doença de Crohn, uma inflamação crônica do sistema digestivo que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. É uma condição autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca o intestino.
A transferência é de responsabilidade do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP, antigo CROSS), administrado pelo Governo do Estado.
Nas redes sociais, a mãe, Neide Alves, declarou que o filho já passou por cinco cirurgias no intestino e necessita, com urgência, de atendimento especializado para a síndrome do intestino curto, além de acompanhamento com uma equipe de neurologia.
Ao portal Hoje Diário, a família falou com exclusividade sobre o caso do jovem. Familiares relataram que, apesar dos esforços da equipe médica local, o hospital já não possui estrutura adequada para oferecer o tratamento que Matheus necessita.
“Ele precisa ser transferido para um hospital que atenda às necessidades dele. Eles [administração do hospital] falam que não há vagas em outros hospitais para o Matheus”, desabafa Byanka Galvanine, esposa do jovem.
O pedido de transferência foi feito por meio do SIRESP, mas, de acordo com a mãe, já foi negado quatro vezes. A reportagem do HojeDiario.com questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre os motivos das negativas, a situação do cadastro no sistema e as providências a serem tomadas diante do agravamento do quadro clínico, mas, até o fechamento desta matéria, não houve resposta por parte do governo estadual.
Byanka conversou com a reportagem sobre a situação do esposo.
“Ele trabalha na Magazine Luiza, sendo líder comercial. Temos uma filha de dois anos, que agora, em novembro, completa três… Espero que ele se recupere até lá. Nós estamos casados há quase três anos e, sinceramente, sou suspeita para falar dele! Ele é incrível. Ele é muito forte, muito guerreiro. Já foram mais de cinco cirurgias, várias sem abordagens, porque ele estava com a barriga aberta. Ele é muito forte, muito, muito forte mesmo”, disse a esposa.
Procurada pelo portal, a Prefeitura de Suzano, através da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, encaminhou uma nota oficial esclarecendo que o paciente foi inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de Saúde (Siresp) em junho deste ano, após a realização da primeira cirurgia. Desde então, nenhuma vaga foi disponibilizada, em razão da necessidade de uma equipe médica especializada para tratar quadros de alta complexidade como o de Matheus.
Confira a íntegra da nota enviada, abaixo.
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que o caso do paciente (síndrome do intestino curto) é complexo e demanda um tratamento especializado, mas ressalta que está recebendo todo o acolhimento possível do Hospital e Maternidade de Suzano (HMS).
Ele foi inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de Saúde (Siresp) em junho deste ano, quando foi realizada a primeira cirurgia. Desde então, nenhuma vaga em hospital da Secretaria de Estado da Saúde foi colocada à disposição, por conta da necessidade de haver equipe especializada para quadros desta natureza. A situação, inclusive, já foi explicada aos familiares.
Além disso, ele também está na fila de espera para reabilitação intestinal por meio da Central Nacional de Transplantes (CNT).
É importante destacar que a disponibilização da vaga não depende da Secretaria Municipal de Saúde nem do HMS, que seguem realizando todos os esforços cabíveis, mantendo comunicação contínua com os órgãos reguladores e prestando a assistência integral ao paciente, de modo a garantir o cumprimento do que estabelecem as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou.