Nesta quarta-feira (29), o Sesc São Paulo apresentará o projeto arquitetônico do futuro Sesc Mogi das Cruzes a autoridades e parceiros. A proposta, desenvolvida pelo escritório Victor de Almeida Presser Arquitetura e Construção Civil Ltda, foi escolhida entre cerca de 70 trabalhos inscritos no concurso promovido pelo Sesc SP e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp).
Com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade foi planejada para ser acessível, integrada e sustentável, em diálogo com o entorno e com foco na convivência e na educação sociocultural.
Os moradores da cidade e região poderão usufruir de áreas de convivência, cafeteria, Centro de Educação Ambiental, clínicas odontológicas, biblioteca, salas de múltiplo uso, espaço de brincar, salas de espetáculo, piscinas e quadras esportivas na unidade.
O concurso foi realizado em duas etapas. Na primeira, 71 projetos foram apresentados para o terreno de 27 mil metros quadrados, próximo à região central da cidade e com vista para a Serra do Itapeti. Os cinco melhores receberam prêmios de R$ 20 mil e avançaram para a fase final, na qual o escritório vencedor recebeu R$ 250 mil, seguido por Mira Arquitetos e Vão Arquitetura, que conquistaram o segundo e o terceiro lugares.
Atualmente, o Sesc Mogi das Cruzes funciona em uma área provisória desde 2021, oferecendo atividades esportivas, culturais e de lazer que atendem cerca de 200 mil pessoas por ano, de acordo com a unidade.




























