PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Suzano, Vigilância Sanitária orienta sobre proibição da venda de álcool líquido 70%, valida a partir de 30 de abril

A Vigilância Sanitária de Suzano informa que, seguindo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a venda de álcool etílico líquido 70% será proibida a partir de terça-feira (30) em todo o território brasileiro, incluindo o município de Suzano.
A medida revoga a flexibilização temporária permitida durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), que autorizava a venda devido à sua utilidade como desinfetante.

A decisão de proibir novamente a venda se deve à alta inflamabilidade do produto. Com a nova regulamentação, a comercialização do álcool etílico 70% será restrita a embalagens de até 100 mililitros, destinadas exclusivamente ao uso em higienização de curativos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Todas as outras apresentações em forma líquida, com concentração superior a 54º GL (graus Gay Lussac), estão proibidas, enquanto o álcool em gel, lenços impregnados e aerossóis continuam liberados para venda.

Os comerciantes são orientados a não adquirir novos lotes do produto e a retirar os existentes das prateleiras até a data limite estabelecida pela Anvisa. Após esse período, a Vigilância Sanitária local atuará ativamente para combater a venda ilegal, realizando fiscalizações periódicas e atendendo denúncias nos estabelecimentos comerciais de Suzano.

Em caso de descumprimento, os estabelecimentos serão autuados e multados em 100 Unidades Fiscais do Estado (UFs), o equivalente a R$ 3.536,00. Em situações de reincidência ou quando forem encontrados mais de dez frascos do produto, a multa será dobrada para 200 UFs, totalizando R$ 7.072,00.

Para mais informações sobre a proibição e orientações adicionais, os interessados podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Suzano, localizada no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, 210, 3º andar, sala 303, ou pelo telefone (11) 4745-2060.