Cinco professoras pesquisadoras da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) tiveram seu projeto de pesquisa escolhido para participar do Programa Futura Cientistas, que terá início em janeiro de 2025. O projeto, a ser desenvolvido no Laboratório de Genômica do núcleo integrado de Biotecnologia da UMC, contará com a participação de alunas aprovadas no programa, que estão no 2º ano do ensino médio, e professoras da Rede Pública Estadual de Ensino.
O Programa Futura Cientistas é uma iniciativa do governo federal, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), visando promover a equidade de gênero nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. De acordo com dados da UNESCO, apenas 31% das vagas nestes campos são ocupadas por mulheres no Brasil, e o programa busca elevar essa participação feminina.
Últimas Notícias
- Em clima de despedida do cargo de prefeito de Suzano, Ashiuchi é homenageado por consórcio de prefeitos da região
- No sábado (30), Poá receberá culto evangélico com o apóstolo Estevam Hernandes e o grupo Renascer Praise, em celebração à eleição de Saulo Souza
- Suzano promove fim de semana com atividades esportivas gratuitas em equipamentos municipais
A etapa de imersão científica do projeto na UMC ocorrerá de 6 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, proporcionando uma experiência prática em laboratórios para as alunas e professoras participantes. O Futuras Cientistas é dividido em quatro etapas: imersão científica, mentoria, banca de estudos para o ENEM, e estágio supervisionado.
As outras etapas serão realizadas de forma remota, coordenadas pelo MCTI.
Em 10 anos de existência, o Futuras Cientistas tem impactado a vida das participantes, com 70% delas sendo aprovadas em vestibulares, e 80% dessas optando por cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia. Nesta edição, o programa oferece 470 vagas para alunas e professoras de redes públicas em todo o Brasil, com 90 projetos sendo desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições científicas parceiras.
Em São Paulo, 45 vagas estão distribuídas entre as cidades de Campinas, Guarujá, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo, com a UMC disponibilizando cinco vagas.
As inscrições para o programa estão abertas até 30 de agosto e podem ser realizadas no site do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) através do link https://www.gov.br/cetene/pt-br.