Nesta sexta-feira (27) é celebrado o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Em Suzano, para chamar a atenção para a data, ocorrerá uma passeata na Praça João Pessoa, a partir das 16 horas.
Entre os organizadores do ato está Jurandir Marques, ativista político da cidade e pai de Rafaella Marques da Silva, jovem que morreu em 2023, com apenas 22 anos, em decorrência de uma insuficiência cardíaca, enquanto aguardava por um transplante de coração. Jurandir afirma que a passeata visa conscientizar e informar sobre a importância da doação de órgãos.
“Minha filha, se tivesse recebido um coração a tempo, poderia estar aqui comigo. Essa é uma bandeira que eu vou defender sempre: seja um doador, salve vidas. A passeata que vamos realizar levará informações para as pessoas e falará sobre a importância da doação de órgãos, porque a doação é um ato de solidariedade e amor”, disse.
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Tolerância zero em Suzano: Diversas motocicletas são apreendidas após abuso e irregularidades no trânsito; uma moto roubada também foi recuperada
- Homem transtornado é preso em flagrante por violência contra ex-companheira e filho, em Suzano
Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, existem mais de 40 mil pessoas aguardando por um transplante. Somente no estado de São Paulo, o número de pessoas chega a 21.531.
Para Jurandir, o aumento na fila de espera para transplantes está relacionado à falta de informação sobre o tema.
“As pessoas querem doar, mas falta informação. Tudo o que eu faço hoje é para ajudar outros pais e mães a não passarem pela situação que eu estou passando hoje”, afirmou ao portal HojeDiario.com.