PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ferraz de Vasconcelos avança nas obras do quarto piscinão para conter enchentes

Estão avançando as obras do quarto reservatório de amortecimento de cheias no Córrego Romanópolis, localizado na rua José Maria Claro, no bairro Jardim Castelo. Segundo a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, o novo piscinão, com capacidade para armazenar 20 milhões de metros cúbicos de água, foi planejado para reduzir os impactos das chuvas intensas na região, que sofre com frequentes alagamentos, especialmente nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes Marcílio Guerra.

Iniciada em abril de 2024, a obra tem previsão de conclusão para novembro, totalizando sete meses de execução. O projeto recebeu um investimento de R$ 4.946.118,35, financiado por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e da própria Prefeitura.

A última vistoria do local ocorreu na segunda-feira (28), e segundo o secretário de Obras de Ferraz de Vasconcelos, Antonio Carlos dos Santos, os serviços seguem dentro do cronograma, visando mitigar os problemas de enchentes já para o próximo verão.

Diferente de outros sistemas, este novo reservatório usa métodos naturais para reter o excesso de água sem a necessidade de bombas. A água acumulada no vale é liberada gradualmente para o córrego, o que diminui o risco de alagamentos na área central da cidade.
Além disso, a construção inclui o uso de “bolsacreto”, uma tecnologia que consiste em bolsas de concreto para proteção de margens, estabilização de encostas e canalização de córregos.

Com a conclusão deste quarto reservatório, Ferraz de Vasconcelos contará com quatro piscinões. Os outros três estão localizados nos bairros Vila Romanópolis, Parque São Francisco e Jardim Castelo.