Nesta quinta-feira (07), das 9h às 15h, a Policlínica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) promoverá um mutirão gratuito de atendimento para diagnóstico preventivo e curativo do câncer de pele. A ação faz parte da Campanha Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), visando identificar precocemente possíveis casos da doença e evitar seu agravamento.
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada.
Durante o mutirão, dermatologistas da Policlínica da UMC farão o rastreamento corporal dos pacientes presentes, examinando a pele para identificar sinais iniciais de câncer. Em caso de detecção, os médicos fornecerão as orientações necessárias para o tratamento, além de instruções de prevenção para aqueles que desejam reduzir os riscos da doença.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
De acordo com a administração da universidade, é fundamental observar os primeiros sinais do câncer de pele, pois ele geralmente não apresenta dor ou coceira. A doença costuma se manifestar como uma lesão que não cicatriza ou uma pinta com formato irregular e cores variadas.
Entre as principais recomendações de prevenção estão evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h, buscar sombra sempre que possível, usar bonés e aplicar protetor solar a cada duas horas durante a exposição solar.
Para participar do mutirão, basta comparecer à Policlínica da UMC no dia e horário informados, levando documentos pessoais e o cartão do SUS. O atendimento será realizado por ordem de chegada.
A Policlínica está localizada na rua Dom Antônio Cândido de Alvarenga, número 170, na área central de Mogi das Cruzes.