Nesta quinta-feira (14), Mogi das Cruzes dá início à 12ª edição do Festival de Culturas Pretas, com uma roda de conversa no Museu Mogiano. O evento, que celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, terá uma programação variada até o dia 5 de dezembro, com atividades culturais gratuitas que visam valorizar a cultura afro-brasileira e promover diálogos sobre temas fundamentais para a região.
A abertura oficial ocorre às 18h, no auditório do Museu Mogiano, com a roda de conversa “Raízes Urbanas: A Contribuição da População Negra na Formação das Cidades”. Após o bate-papo, os participantes seguirão em caminhada até a Pinacoteca, onde poderão apreciar os elementos arquitetônicos históricos do percurso e visitar a exposição “Territórios Pretos”.
A mediação do evento será realizada por Jane Marta, arquiteta e urbanista, com a participação de profissionais como Sarah Silva, Turinã Alves Inácio, Ubirajara Nunes, Cynthia Mariah e Henrique Versoni, curador da exposição.
Últimas Notícias
- Grupo Colina, responsável pelo cemitério Colina dos Ipês, em Suzano, inicia a “Black November” oferecendo planos funerários com 20% de desconto
- Homem é preso em Mogi das Cruzes por suspeita de receptação de veículo furtado
- Câmara de Vereadores de Poá realiza audiência pública para revisar Plano Diretor de Turismo
Na sexta-feira (15), em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda, serão realizadas diversas atividades no Largo Bom Jesus, no centro de Mogi, das 9h às 15h. A ação é organizada pela Associação Cultural e Religiosa Axé Mogi, com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Programação Completa do 12º Festival de Culturas Pretas de Mogi das Cruzes
- Quinta-feira (14)
18h às 21h30 – Roda de conversa “Raízes Urbanas: A contribuição da população negra na formação das cidades”;
Local: Auditório do Museu Mogiano (entrada pela rua Dr. Corrêa, esquina com a rua Senador Dantas, região central).
- Sexta-feira (15)
9h às 15h – Dia Nacional da Umbanda;
Local: Concentração no Largo Bom Jesus, região central.
- Quarta-feira (20) – Dia da Consciência Negra
14h – Percussão Tradicional da África Ocidental;
14h45 às 15h30 – Show Prá Raiá Ngoma;
15h45 às 16h15 – Show Valéria Custódio;
16h30 às 17h – Show Suburbaque Maracatu;
17h15 às 17h45 – Show Combo Sujo;
Local: Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros.
- Quinta-feira (21)
20h – Apresentação da Banda Aláfia;
Local: Theatro Vasques, rua Doutor Corrêa, número 515, região central (ingressos disponíveis na bilheteria uma hora antes do show).