O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) realizou na noite de segunda-feira (25) o 1º Inova Educação Condemat+, evento que reconheceu os melhores projetos das redes municipais voltados para o tema “Alfabetização na Idade Certa”.
Na categoria destinada a municípios com até 100 mil habitantes, o projeto vencedor foi “Aves de Mairiporã”, da cidade de Mairiporã. Já entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, o destaque foi o “Projeto Escola Aberta: Eu Aprendo com Você”, de Itaquaquecetuba.
Últimas Notícias
- Suzano registra novos casos de câncer e reforça ações preventivas durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
- Matilde Gomes, da OAB Itaquaquecetuba, é a única mulher eleita como presidente nas subseções do Alto Tietê
- Equipes de Voleibol Adaptado de Poá realizam amistoso como preparação para competições de 2025
No total, 27 projetos de 11 cidades participaram da premiação, incluindo Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Branca e Suzano. Os finalistas e vencedores foram selecionados por uma comissão de coordenadores dos cursos de Pedagogia de instituições de ensino da região.
O “Aves de Mairiporã” buscou estimular a curiosidade dos alunos sobre as aves que frequentam os espaços escolares. Durante o projeto, as crianças registraram suas descobertas por meio da escrita espontânea, conectando meio ambiente, vida animal e aprendizado.
Já o “Projeto Escola Aberta: Eu Aprendo com Você”, de Itaquaquecetuba, teve como foco a inclusão de mais de mil estudantes imigrantes. Por meio de diversas atividades e ações, o projeto promoveu acolhimento e valorização cultural, além de possibilitar o aprendizado de novas línguas e a troca de experiências entre todas as crianças da rede municipal.
Os prefeitos dos municípios participantes receberam o Selo de Participação pelo apoio às iniciativas educacionais desenvolvidas em suas cidades. Foram homenageados os prefeitos Vanderlon Gomes (Salesópolis), Rodrigo Ashiuchi (Suzano), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Walid Ali Hamid (Mairiporã), Luis Camargo (Arujá), Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos) e Guti (Guarulhos), além das representantes de Guararema e Igaratá.
O evento também contou com a presença de diversas autoridades e educadores, incluindo o secretário executivo do Condemat+, Adriano Leite, secretários de Educação, professores, diretores e representantes das instituições apoiadoras.
O Inova Educação 2024 teve o patrocínio de Sicredi e Universitário Sistema Educacional/Griô Educacional, com apoio de Audipam, Neurobrinq, Sincomércio, Sinfônica de Mogi das Cruzes, Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), Centro Universitário Braz Cubas e universidades Guarulhos (UNG), Mogi das Cruzes (UMC) e Piaget (UniPiaget).