PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Suzano, colaboradores da Prefeitura desenvolvem cadeira para criança com doença rara

Em Suzano, funcionários da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos surpreenderam a todos com um gesto de humanidade e solidariedade ao desenvolverem uma cadeira adaptada para Helena Souza Santos, uma criança de três anos, moradora da cidade, que possui Distrofia Neuroaxonal Infantil.
O equipamento, do modelo parapodium infantil, auxilia o usuário a manter a postura em pé ou ortostática, garantindo uma postura simétrica. Por isso, o item doado é de fundamental importância para o conforto e a qualidade de vida da menina, ajudando a prevenir problemas como escoliose, uma curvatura anormal da coluna vertebral.

A ideia partiu de Ailton Francelino da Silva, líder de equipe da pasta, que trabalha com o pai da criança. A iniciativa foi apoiada pelo diretor de Manutenção, José Benedito Lemes da Cunha.

De acordo com a administração municipal, a cadeira foi doada em setembro do ano passado para Helena, que sofre de uma doença rara e hereditária que afeta o sistema nervoso e é caracterizada pelo acúmulo de ferro no cérebro. Entre as complicações estão diminuição do tônus muscular, flacidez, estrabismo e regressão ou desaceleração no desenvolvimento.

Helena é filha de Victor Hugo dos Santos, funcionário do setor de Hidráulica da pasta. Antes, ela usava uma cadeira doada pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Contudo, com o tempo, o equipamento tornou-se desconfortável.
Santos planejava comprar um equipamento novo para a filha, mas o valor não cabia no orçamento familiar. Foi então que os servidores da Marcenaria se mobilizaram ao ver a cadeira antiga, decidindo construir uma nova, com mais recursos e ajustes.

A construção do equipamento ficou sob a responsabilidade de Mário de Campos e Jair José Fernandes, funcionários da Marcenaria, com o apoio da empresa Bet-Mar, fornecedora de materiais e ferramentas em Suzano. A iniciativa também contou com a participação de funcionários do setor de Pintura, que ajudaram no acabamento da cadeira.

Além da cadeira destinada a Helena, os colaboradores construíram outros três equipamentos do mesmo modelo, que serão entregues a crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Suzano, em data ainda a ser definida.