A Prefeitura de Suzano confirmou, nesta quinta-feira (16), ao portal Hoje Diário que irá manter a vacinação contra o coronavírus (Covid-19) para todos os adolescentes, de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades e que as doses para este público seguem garantidas.
Mais cedo, o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação para adolescentes e depois determinou que fosse apenas para adolescentes com comorbidades.
A administração do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, também afirmou que ainda aguarda manifestação por parte do governo estadual sobre a recomendação do Ministério da Saúde.
A medida do Ministério da Saúde causou estranheza entre especialistas da área da saúde. O Ministério alega que as cidades têm aplicado vacinas não autorizadas, já que a Pfizer é a única que tem liberação da Anvisa para este público.
Através de nota, o Governo do Estado de São Paulo rebateu a decisão do Governo Federal e confirmou que não irá seguir a determinação. Veja a manifestação na íntegra abaixo.
“O Governo de São Paulo informa que continuará vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos de idade por recomendação do Comitê Científico do Estado. A imunização começou em São Paulo no dia 18 de agosto e já foram imunizadas cerca de 2,4 milhões de pessoas, ou seja, 72% deste público.
São Paulo lamenta a decisão do Ministério da Saúde, que vai na contramão da orientação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e de autoridades sanitárias de outros países. A vacinação nessa faixa etária já é realizada nos EUA, Chile, Canadá, Israel, França, Itália, dentre outras nações. A medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles.
Coibir a vacinação integral dos jovens de 12 a 17 anos é menosprezar o impacto da pandemia na vida deste público. Três a cada dez adolescentes que morreram com Covid-19 não tinham comorbidades em São Paulo. Este grupo responde ainda por 6,5% dos casos e, assim como os adultos, está em fase de retomada do cotidiano, com retorno às aulas e atividades socioculturais.
Infelizmente, e mais uma vez, as diretrizes do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde chegaram com atraso e descompassadas com a realidade dos estados, que em sua maioria já estão com a vacinação em curso”, conclui a nota.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Tolerância zero em Suzano: Diversas motocicletas são apreendidas após abuso e irregularidades no trânsito; uma moto roubada também foi recuperada
- Homem transtornado é preso em flagrante por violência contra ex-companheira e filho, em Suzano
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario