PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Estudos iniciais apontam que Butanvac é segura e apresenta alta resposta imunológica

Estudos preliminares apontam que a Butanvac, primeira vacina contra a Covid-19 desenvolvida integralmente pelo Instituto Butantan, é segura e possui uma alta resposta imunogênica. O artigo foi publicado na plataforma preprints MedRxiv, com base em pesquisas feitas por cientistas de Bangkok, Nova York e no Texas.

Os estudos foram realizados no Vietnã, na Tailândia e no Brasil, com 210 voluntários, sendo 82 homens e 128 mulheres, entre 18 e 59 anos. Os resultados mostraram que todas as formulações da vacina foram bem toleradas nos voluntários que tomaram duas doses com intervalo de 28 dias. Menos de um terço dos participantes registrou algum efeito adverso, como dor e sensibilidade, além de fadiga, cafaleia e mialgia. Ainda assim, nenhum do casos foram graves. .

Na fase 1 do ensaio clínico, são atestadas a segurança e a seleção da dosagem que desperta a melhor resposta no organismo. A maior carga imunológica aparecia duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina. Recebendo apenas um micrograma, os participantes desenvolveram uma concentração média de imunoglobulinas. Após 14 dias da segunda dose, a taxa de imunidade desenvolvida nos pacientes foram consideráveis.

“A vacina inativada tem um perfil de segurança aceitável e é altamente imunogênica. Esta vacina pode ser produzida a baixo custo em qualquer instalação projetada para a produção da vacina inativada do vírus da influenza”, explicam os autores do artigo.

No Brasil, os testes clínicos da Butanvac são realizados em Ribeirão Preto, Guaxupé (MG), São Sebastião do Paraíso (MG) e Itamogi (MG). Os ensaios ainda estão na etapa A da fase 1, e todo o projeto é de responsabilidade do Instituto Butantan, com apoio do Governo de São Paulo. Para participar, os candidatos precisam ter mais de 18 anos, nunca ter tido e nem se vacinado contra a Covid-19. Também é preciso não ser alérgico a ovos e frango e não estar grávida ou ser lactante. Já na etapa B, pessoas que já foram imunizadas contra o coronavírus poderão partipar dos testes.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com,
conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações
sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para
membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario