PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Cães são encontrados mortos em praça do Sesc, em Suzano; Morador de rua é suspeito

Nesta última terça-feira (25), dois cães foram encontrados mortos na Praça Papa João XXIII, no bairro do Sesc, em Suzano.
O principal suspeito é um morador de rua com quem os cães foram achados. Um deles estava dentro de uma mala de viagem, enquanto o outro estava com o rosto ensanguentado. No local, ainda foram encontrados mais quatro filhotes abandonados.

A denúncia da primeira morte foi feita através de um vídeo, publicado no dia 25. Nele, a autora mostrava um banco de praça onde um filhote se encontrava em meio a diversos objetos, entre eles, uma mala, onde estava o corpo de um outro filhote.
“Esses filhotes estavam em poder daquele morador de rua famosinho no bairro Sesc em Suzano. Um deles morreu dentro de uma mala de viagem. Morreu sem dignidade, sem conhecer o amor de um dono”, dizia a legenda do vídeo.

No quarta-feira (26), após ser acionado, o vereador suzanense Marcel Silva (PTB), o Marcel da ONG, se dirigiu ao local, encontrando outro cachorro morto, desta vez com a face toda ensanguentada e graves ferimentos. No local, estava o morador de rua que alegavam ser o responsável pelo cão.

Em fevereiro de 2021, este morador de rua foi acusado de atear fogo em um cachorro na mesma praça. Ele também é apontado, por testemunhas, de agredir outros cães no passado.
Segundo o acusado, o cão achado pelo vereador tinha sido atropelado. Quando Marcel tentou retirar o corpo do cachorro do local, o homem ameaçou agredir o parlamentar. A Guarda Civil Municipal foi acionada, assim como o Setor de Zoonoses da Prefeitura de Suzano, que retirou o animal morto da praça. Um Boletim de Ocorrência (B.O.) também foi registrado.

Na quinta-feira (27), a Polícia Civil se dirigiu ao local, onde localizou mais quatro filhotes em posse do morador de rua. Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O.), o homem fugiu assim que avistou a viatura.
Esses outros cães foram resgatados e encaminhados para a Secretaria de Meio Ambiente, onde devem ser tratados e posteriormente disponibilizados para adoção.

Adoção dos animais

Para adotar um dos pets, a Prefeitura de Suzano oferece o programa de adoção de cães e gatos, “Baby, me leva”. Atualmente, mais de cem animais estão disponíveis para adoção, de diversas idades, portes, pelagens e características. Os interessados podem acessar o site oficial e entrar em contato com o setor pelo número (11) 4745-2055 ou pelo e-mail [email protected].

Poder Público

Questionada pelo portal HojeDiario.com, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Suzano disse ter conhecimento do caso envolvendo o morador de rua e que segue o protocolo da pasta de manter visitas constantes, buscando incentivar esse público a utilizar dos serviços de acolhimento emergencial de Suzano. Veja a nota abaixo.

“Em relação ao acolhimento de pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também está ciente sobre o caso e segue em continuidade com os protocolos pré-estabelecidos para este público, que consiste em manter as visitas periódicas aos espaços utilizados comumente como refúgio, com o objetivo de sensibilizá-los a utilizarem o serviço de acolhimento emergencial, que oferece abrigo e alimentação de forma gratuita, assim como para o seu animal de estimação.”  

A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Suzano também foi questionada e disse que recebeu a denúncias e de imediato acionou a Polícia Civil.
Segundo o órgão, os animais recuperados estão sob responsabilidade do Setor de Bem-Estar Animal. A pasta também destaca que nunca deixou de cumprir suas competências e de atender demandas do setor, atuando sempre de forma incisiva para castrar e microchipar os animais abandonados, e sempre disponibilizá-los à adoção. Veja a nota na íntegra.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu a denúncia sobre a situação de abandono e maus tratos de cães que estão sob tutela de uma pessoa em situação de rua em Suzano. Após a visita técnica no local, foi verificado que se trata de um caso reincidente e, de imediato, a pasta acionou a Delegacia de Polícia Civil, que atuou em conjunto para o resgate dos mesmos, que agora encontram-se sob responsabilidade do Setor de Bem-Estar Animal. Na ocasião, também foi registrado um Boletim de Ocorrência para que providências legais sejam tomadas.  
É importante destacar que a municipalidade jamais deixou de cumprir com suas competências e de atender demandas do setor, inclusive atua de forma incisiva por meio de campanhas de castração animal e microchipagens, assim como para a adoção responsável de cães e gatos em situação de vulnerabilidade. A pasta ainda está em constante diálogo com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores da cidade para oferecer uma rede de apoio e evitar situações como esta.
A Prefeitura de Suzano segue zelando pela vida animal, atuando diariamente em prol da sua dignidade e bem-estar. Qualquer denúncia deve ser encaminhada para a Ouvidoria Municipal por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-774-2007, além da equipe de Bem-Estar Animal, pelo número (11) 4745-2055.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario