A instalação de três faixas de conscientização contra o descarte irregular de resíduos foi realizada nos bairros Jardim Colorado e Jardim Cacique, em Suzano, na última terça-feira (25). O objetivo é reforçar a importância da preservação da natureza e das vias públicas.
Os agentes municipais responsáveis pela ação estiveram nas ruas Ana Santana Constantino e José Cardoso Xavier. A estratégia faz parte da iniciativa relevante no combate ao descarte irregular de lixo vigente no município chamado de “Caçamba Verde”.
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Tolerância zero em Suzano: Diversas motocicletas são apreendidas após abuso e irregularidades no trânsito; uma moto roubada também foi recuperada
- Homem transtornado é preso em flagrante por violência contra ex-companheira e filho, em Suzano
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o descarte incorreto de lixo tem causado contaminação do solo, poluição do ar e da água.
O programa “Caçamba Verde” consiste no monitoramento, fiscalização e rastreamento das atividades ilegais realizadas por transportadores de resíduos (caçambeiros). Por esse controle, o transportador disponibiliza a caçamba controlada pelo munícipe e emite o Cadastro de Transporte de Resíduos Eletrônico (CTR), documento que garante que os resíduos serão entregues a uma área aprovada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Para facilitar os recebimentos dos resíduos, eliminar os pontos de descarte irregular de lixo e, consequentemente, proteger o meio ambiente e a população, a administração municipal oferece o serviço de Ecoponto no Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, número 186), na Marginal do Uma (rua Afonso Nícola Redondo, sem número, no bairro Vila Figueira), no Jardim Dona Benta (Estrada Takashi Kobata, número 183) e no Boa Vista (rua Vitor Miguelino, número 553).
Os moradores da cidade de Suzano também podem denunciar o descarte irregular por meio da Ouvidoria Municipal.