PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Jovem estudante de Mogi das Cruzes cria “vaquinha” para arrecadar recursos para intercâmbio em universidade da Alemanha

Brunno Fontanari, de 19 anos, é morador do distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes.
Desde a infância, o jovem tem um sonho de estudar fora do país, e alcançou esse objetivo neste ano de 2023 com a oportunidade de estudar Gestão de Negócios, na Universidade de Tecnologia Wildau localizada na Alemanha.
Contudo, o custo da viagem é alto demais para família, o que o motivou a criar uma vaquinha.

“Sou o primeiro de minha família cursando uma universidade e quero ser também o primeiro a ir para fora (do país), “devolver” esse orgulho pra minha mãe e mostrar que prezo por tudo que ela fez por mim.”, ressaltou, Brunno.

Brunno estava no estágio, quando recebeu a excelente notícia, mas esperou para contar a sua mãe no dia do aniversário dela, que é sua maior inspiração e sempre o incentivou a permanecer nos estudos e não desistir. Na data especial, a presenteou com um papel impresso informando a sua aceitação na instituição.

 “O dia que descobri que passei nesse intercambio, fiquei muito feliz, é um sonho que venho cultivando desde pequeno, sempre estudei bastante para alcançar isso. Esse dia eu estava no estágio que eu fazia, voltei para casa saltitando feliz, mas não contei a surpresa para minha mãe logo de cara. Quis fazer surpresa, aproveitei que o aniversário dela seria em uma semana, no dia 08 de outubro, então imprimi o papel informando que eu havia sido selecionado para a bolsa, sem ainda a carta de aceite da universidade em si, apenas a comprovação que minha universidade me escolheu. E mostrei para ela. Ela ficou sem entender nada de início, perguntando até se era brincadeira, não que ela duvidasse, mas sabia o quanto eu queria isso, ficou chorando avermelhada e me olhando com um olhar de orgulho por um bom tempo.”, expressa.

Estudioso, Brunno finalizou seus estudos no ensino médio com 16 anos, mas com a pandemia de coronavírus (Covid-19), ficou sem esperanças de realizar seu sonho de infância e ingressou na universidade na Fatec, aos 17 anos, onde está cursando atualmente o quarto semestre com a maior nota da universidade.
“Para mim é um sonho desde infância, sempre tive dentro de mim que queria estudar fora, mas com a pandemia, quando ainda estava em meu ensino médio, esse sonho acabou se dificultando bastante, por questões financeiras e crises familiares, como, por exemplo, o falecimento do meu pai (padrasto).”, disse.

Para ajudar nas despesas em casa, atualmente o jovem é bolsista no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e faz parte do projeto do “Índice Mozarela”, desde o primeiro semestre do curso. Esse projeto, idealizado por Brunno, em conjunto com o professor toda a equipe do Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Marketing, tem o intuito de medir a disparidade de renda do Brasil.
“O projeto ainda tem muito o que crescer, mas já conseguimos mapear quase todos os cantos do Brasil.”, explica.

Com a realização das pesquisas, o jovem desenvolveu a escrita e chegou a participar elaboração do livro “Meu Vizinho Empreendedor”, que aborda as histórias e práticas de pequenos empreendedores do Estado de São Paulo em suas áreas de atuação e seus exitos.
Brunno contou a história de um fotógrafo, morador de Mogi das Cruzes, que atua na profissão há mais de 10 anos. No livro, ele aborda os principais desafios e as estratégias do profissional, incluindo o município e o Alto Tietê Valley, que é o núcleo de empreendedorismo da região.

Devido ao seu grande destaque na universidade e enorme desempenho nas mais distintas atividades, Brunno foi selecionado para realizar dois programas de intercâmbio, sendo o primeiro Gestão de Negócios Internacionais na Universidade Iberoamericana da Cidade do México, situada no México, que atualmente está cursando através da plataforma online, e o curso de Gestão de Negócios Internacionais, na Universidade de Tecnologia Wildau, na Alemanha.

As aulas estão previstas para começar no dia 1º de março de 2024, conforme o semestre alemão. Além disso, o jovem estudante é aluno do curso de Ciências da Computação da instituição norte-americana, Universidade do Povo, na qual foi aceito com 100% de bolsa de estudos de forma online.
Ademais, ele está na última fase de seleção para ser pesquisador em uma das maiores universidades do mundo, a Universidade Harvard, dos Estados Unidos.

Inspirado em transformar e auxiliar nas vidas de jovens como ele, Brunno participa desde os doze anos de projetos sociais, sendo voluntário de duas das 100 maiores organizações não governamentais (ONGs) do país, a Soul Bilingue, que oferece aulas de inglês a estudantes de baixa renda, onde é mentor, e, no fundo patrimonial da USP, o projeto Amigos da Poli, onde auxilia na área financeira e de projetos.
Atualmente concentro meus estudos nas duas universidades que faço, sempre visando fazer a diferença na minha comunidade e no nosso país. Participo desde meus 12 anos em projetos sociais e vejo nos meus estudos a possibilidade de retornar tudo que aprender para esses projetos”, diz.

Atualmente, Brunno também concentra seus estudos diários no idioma e na cultura alemã para chegar no país mais preparado e aproveitar ao máximo a oportunidade, mesmo que o idioma usado nos estudos da universidade seja o inglês.

Futuramente, o jovem estudante tem o objetivo ser um excelente pesquisador, em especial na área da economia, e se tornar referência para outros jovens estudantes.
“Quero ser uma grande referência para os jovens, mostrar que os estudos compensam e fazer com que nosso país seja mais unido por meio da educação.”, finalizou.

A vaquinha pode ser acessada por meio do link: (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/da-periferia-para-uma-universidade-na-alemanha), ou através do PIX: [email protected]. A meta é chegar a R$ 20 mil.

O livro escrito pelo Brunno em colaboração com os outros de Gestão e de Marketing da Fatec Sebrae pode ser acessado por meio do link:(https://www.researchgate.net/publication/371500419_MEU_VIZINHO_EMPREENDEDOR)

Foto: Arquivo Pessoal