Em Suzano, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Suzano, removeu 230 placas de propaganda irregular de vias públicas de Suzano. O trabalho foi realizado nos últimos dias nos bairros Cidade Edson, Jardim Suzano, Jardim Casa Branca e Chácara Sete Cruzes.
Os próximos bairros a receberem este serviço de verificação serão Jardim Graziela, Jardim São José e Jardim São Bernardino, na região norte de Suzano.
A ação, que tem o objetivo de garantir mais visibilidade a pedestres e motoristas, ocorre concomitantemente aos demais serviços da pasta.
A fixação irregular de placas, cartazes, faixas e adesivos ao longo da via pública compromete a segurança viária. Principalmente porque esses artigos podem inibir a visibilidade da sinalização de trânsito, causando confusão a pedestres e, principalmente, aos motoristas. Por isso o trabalho de limpeza da poluição visual é tão importante.
Últimas Notícias
- Confirmado: Armarinhos Fernando abrirá unidade na área central de Suzano
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Tolerância zero em Suzano: Diversas motocicletas são apreendidas após abuso e irregularidades no trânsito; uma moto roubada também foi recuperada
De acordo com o secretário Claudinei Galo, o serviço visa cumprir as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele explicou que a pasta atua por uma cidade cada vez melhor, mais limpa e segura. O artigo 81 prevê que, nas vias públicas e nos imóveis, é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito.
No entanto, é importante lembrar que a proibição não é absoluta, uma vez que a afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias está condicionada à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, conforme estipula o artigo 83 do CTB. Galo reforçou dizendo que essa fiscalização de irregularidades é um trabalho contínuo, que ocorre ao mesmo tempo que outras ações, mas também em operações pontualmente intensificadas.