PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Coligação “Suzano Não Pode Parar”, de Ashiuchi, realiza reuniões para escutar moradores sobre futuro da cidade

A coligação “Suzano Não Pode Parar” deu início nesta semana ao ciclo de discussões do plano participativo. Os encontros têm o objetivo de colher ideias e sugestões para a melhoria de setores primordiais da administração pública municipal, a fim de nortear o novo plano de governo de Rodrigo Ashiuchi (PL), candidato à reeleição no Executivo suzanense.

Nos últimos dias 6 e 7 de outubro, o grupo discutiu os rumos da Cultura e do Planejamento Urbano e Habitação de Suzano. Os encontros, sediados no Comitê Eleitoral (rua Baruel, 145 – centro), reúnem representantes da sociedade civil, entidades de classe e corpo técnico, contando com a presença dos atuais secretários municipais Geraldo Garippo (Cultura) e Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação).

Entre os objetivos traçados para a Cultura está a criação de equipamentos inéditos no município, como o Centro de Eventos de Suzano; a Casa de Cultura do Miguel Badra e do Jardim São José; e a Escola de Formação Técnica em Artes, voltada à profissionais da área, como técnicos em cenografia, sonorização, iluminação, maquiagem e produção.

Outra ação estudada é a implantação do Sistema Municipal de Cultura e das leis de Fomento à Cultura e de Proteção ao Patrimônio Cultural. Além de ampliar o projeto Arte Pública, fortalecer o Polo de Cinema de Suzano e a promoção de acesso às atividades, por meio de exposições, mostras, festas, festivais e eventos.

“Queremos dar continuidade às ações na cidade. Em menos de quatro anos, saltamos de 2 (mil) para 8 mil alunos em diferentes atividades culturais. Pegamos uma cultura ‘quebrada’, com problemas em todos os prédios, e estamos entregando tudo reformado e muito além, como um cineteatro, um casarão da memória, entre outros. Com muito pé no chão, sabemos que podemos fazer ainda mais”, disse o candidato à reeleição.

Quanto ao Planejamento Urbano, o respectivo grupo discutiu o desenvolvimento dos Planos de Bairros, com a criação de Novas Centralidades Urbanas; a ampliação de praças e espaços livres públicos; a construção de unidades habitacionais, lotes e bairros populares por meio de parceria público-privado; a criação do Plano Cicloviário; a ampliação ao Programa de Assistência Técnica; e a reformulação do grupo de fiscalização de obras particulares, por meio de sistema informatizado.

A expectativa é de que também seja criado o setor de Geoprocessamento e Georeferenciamento da cidade; novos parques urbanos nas regiões norte e sul; e novos equipamentos públicos híbridos. Além disso, ainda foi analisada a proposta do Plano Suzano do Futuro, a fim de traçar alternativas ao cenário urbano da cidade para os próximos 30 anos.

As reuniões presenciais têm ocorrido com todas as medidas de segurança, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é assegurar o necessário distanciamento entre os participantes, sendo obrigatório o uso de máscara. De qualquer forma, a participação online é livre. Todo cidadão pode contribuir com propostas, ideias e sugestões por meio do site www.suzanocomrodrigo.com.br.

Na oportunidade, o prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou a importância da participação popular. “Estamos prestes a iniciar um novo ciclo em Suzano e a contribuição de todos é bem-vinda. Ninguém faz nada sozinho. Neste primeiro mandato trabalhamos junto à população diariamente, ouvindo e atendendo suas reivindicações. Desta vez não será diferente, vamos juntos continuar no processo de reconstrução da cidade”, concluiu.

Ao longo do mês, ainda ocorrerá encontros para debater os setores de Assistência Social, Políticas Públicas para as Mulheres, Educação, Esporte, Desenvolvimento Econômico e Saúde.

Arco-suprapartidário
O candidato à reeleição, Rodrigo Ashiuchi, encabeça a coligação “Suzano Não Pode Parar”, formada pelos partidos PL, PDT, PTB, PSC, PSB, PSDB, Podemos e Republicanos, e tem como vice Walmir Pinto (PDT). Juntas, as oito agremiações formam o maior arco-suprapartidário da cidade que vai concorrer às eleições de 2020.