PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Somos o que pensamos”, por Padre Claudio Taciano

Através do pensamento transformado em ação interferimos positiva e negativamente no mundo criado; agimos, reagimos, inter-relacionamos; e nos direcionamos em busca de nossos sonhos e desejos. Tudo que vemos transformado, lapidado e construído pelas mãos humanas, brotou do pensamento humano. Em nível religioso, somos frutos do pensamento do Criador. Dessa forma, já podemos presumir quão importante é o pensamento. Ele é a espinha dorsal que perpassa as várias dimensões humanas, ou seja, a dimensão emocional, espiritual, intelectual, profissional e sentimental, etc. Somos o que pensamos ser!

O renomado psicanalista Sigmund Freud, vai ainda mais longe: “Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos [sem querer]”. Tudo que vivemos, somos e sentimos de alguma forma, passa pelo pensamento. Mas diferentemente desta constatação, vivemos em uma época onde a aparência é supervalorizada. A capa do livro se tornou mais importante que o conteúdo, a manchete passou a ser mais lida do que a notícia. Coloque um texto nas redes sociais e a grande maioria lerá duas, três linhas e já concluirá erroneamente o resto.

Nunca é demais destacar: Ter um corpo sarado, não significa que ele seja saudável! Neste sentido, por conta de uma ditadura da aparência muitos sofrem por não conseguirem se adequar a este padrão. Nessa perspectiva uma coisa é certa: as pessoas se tornam importantes para nós, não pela beleza estética, nem pelo sobrenome ou pelo título, muito menos pelo poder aquisitivo, mas pelo que elas são. O ser se sobrepõe ao ter e ao poder. Não é a cadeira que faz a pessoa mas a pessoa que faz a cadeira. Mas o que isso tem a ver com o pensamento? Neste sentido, convém que tenhamos sabedoria para não arraigarmos em nossa mente o que é acidental e irrelevante, e transformá-lo em importante ou até mesmo essencial. Modismos passam e ideias mudam.

O pensamento e a reflexão crítica, tornam-nos livres e independentes. O bom pensamento é benéfico e saudável. Fortalece o caráter, favorece a boa convivência e torna o ser humano mais produtivo e consequentemente um eterno aprendiz. A reflexão crítica não significa imposição ácida e autoritária, mas contribuição e acréscimo. Pensar é próprio do ser humano. Exagere no pensamento positivo, na cordialidade e no otimismo, e seu corpo entenderá e reagirá positivamente. Deus vos abençoe. Saúde, sucesso e paz a todos!

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)