PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Gratuitamente, Suzano realizará mutirão de Papanicolau neste sábado (22), em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo sábado (22) um mutirão para coleta de papanicolau por toda cidade, em unidades de saúde específicas, a fim de ampliar a cobertura e oferecer oportunidade às mulheres que deixaram de realizar o exame ginecológico preventivo no último ano.
O atendimento será gratuito, bastando a paciente apresentar documento original com foto (RG), comprovante de endereço de Suzano e cartão SUS ou cartão do posto de saúde que faz acompanhamento.

O mutirão será das 8 às 16 horas, com acolhimento em nove unidades específicas localizadas nas três regiões da cidade:

Região central

  • Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII, avenida Paulo Portela, número 205;
  • Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa, na rua Professor Jeremia, número 456, no bairro Vila Urupês;
  • UBS Professor João Olimpio Neto, na avenida Getúlio Moreira de Souza, número 837, no bairro Parque Residencial Casa Branca.

Região norte

  • UBS Dr. André Cano Garcia, na avenida Jaguari, número 37, no bairro Cidade Boa Vista;
  • USF Dr. Eduardo Nakamura, na rua Mario Bochetti, número 680, no bairro Miguel Badra Baixo;
  • UBS Alzira Pereira Mayer, na rua Manoel Honorato dos Santos, número 301, no bairro Jardim Alterópolis.

Região sul

  • UBS Tabamarajoara, na rua Sebastian Rossel Garcia, número 40, no bairro Raffo;
  • USF Vereador Gregório Bonifácio da Silva, na rua Nicácio da Silva Bastos, número 75, no bairro Parque Buenos Aires;
  • USF Marcelino Maria Rodrigues, na rua Antônio Inácio, número 540, no bairro Jardim Brasil.

O atendimento descentralizado tem o objetivo de garantir às mulheres suzanenses o acesso ao exame, sendo que a paciente deverá comparecer a um dos postos de saúde participantes da ação, na data e no horário previsto.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a baixa cobertura do exame ginecológico observada no último ano é motivo de atenção.
“Em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas mulheres deixaram de fazer o exame. O papanicolau é um procedimento simples, mas que salva vidas, uma vez que é capaz de indicar o câncer de colo de útero e possibilitar o tratamento. Essa doença pode acometer 15 a cada 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), então precisamos ficar de olho”, disse. 

A diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, também destacou a importância do exame preventivo.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a cobertura de, no mínimo, 80% do público-alvo do papanicolau, que são as mulheres com idades entre 25 e 59 anos. Esse índice de cobertura visa reduzir, em média, de 60% a 90% a incidência do câncer cervical, que muitas vezes não apresenta sintomas, exceto episódios de sangramento irregular ou dor. Essa é uma doença silenciosa, por isso os exames preventivos ajudam no diagnóstico precoce e no devido tratamento”, disse.

Informações

Dúvidas sobre o preparo do exame podem ser sanadas em uma busca antecipada na sala de enfermagem da Unidade de Saúde mais próxima.
Para mais informações o contato da Atenção Básica à Saúde é o telefone (11) 4745-2095.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario