PUBLICIDADE

Aumento na conta de luz será definido no final deste mês e pode passar de 20%, diz diretor da Aneel

Nesta semana, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, disse que o aumento da conta de luz deve passar de 20%, mas que a decisão só será tomada no final do mês de junho.

Esse aumento seria o primeiro desde 2019, já que em 2020 não houve reajuste por causa da pandemia, tendo a bandeira verde levantada de junho a novembro. O aumento exponencial se deve a crise hídrica que o país enfrenta, a pior dos últimos 91 anos. Com os reservatórios em níveis baixíssimos, mais usinas termoelétricas devem ser acionadas, aumentando assim as cobranças para custear esse sistema.

“Só temos praticamente água para atender a geração de energia do país até novembro. Até lá, teremos que atender os país com as térmicas e isso tem um custo”, disse o diretor da Aneel.
As usinas hidroelétricas são responsáveis atualmente por 62% da energia produzida em todo o Brasil, mas dependem do regime hídrico de onde estão localizadas. Com a escassez de chuva, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste, as principais bacias hidrelétricas do país são atingidas.

Diante disso, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) liberou, em maio e fora da ordem de mérito, todos os recursos da geração termelétrica. A Aneel estimou o custo do despacho em R$ 8,99 bilhões, dos quais R$ 4,3 bilhões foram usados somente de janeiro a abril de 2021. Segundo Pepitone, esses custos a mais gerarão um aumento médio nas tarifas de energias dos brasileiros de 5%, valor que será repassado a partir de 2022.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario