PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Milhares de pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina Astrazeneca contra a Covid-19. Veja se você é um deles

Os pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e Estêvão Gamba, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) apontaram em uma matéria para o jornal Folha de São Paulo, com base em dados oficiais do Ministério da Saúde, que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina Oxford/AstraZeneca foram aplicadas no Brasil, o que compromete sua proteção contra o coronavírus (Covid-19).

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.
O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (lista e validade abaixo) deve procurar o local onde foi vacinado(a) para orientações e acompanhamento.

Veja abaixo o número dos lotes de vacinas da Astrazeneca que já venceram

Número de lote – Vencimento
4120Z001 – 29/03/2021
4120Z004 – 13/04/2021
4120Z005 – 14/04/2021
CTMAV501 – 30/04/2021
CTMAV505 – 31/05/2021
CTMAV506 – 31/05/2021
CTMAV520 – 31/05/2021
4120Z025 – 04/06/2021

O que fazer?

Se você recebeu uma dose de vacina de um desses lotes após a data de vencimento, procure o local de vacinação com seu cartão para receber uma dose válida.

Em nota enviada ao jornal Folha de São Paulo, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou cerca de 4.000 doses ministradas após validade.
A pasta disse que “orienta os municípios sobre a aplicação da vacinação contra a Covid-19 e a importância da verificação da data de validade antes do uso do frasco de uma vacina, inclusive com documentos técnicos com todas as condutas necessárias. Todas as grades são distribuídas dentro do prazo de validade.”
Os casos constatados de aplicação de vacina fora da validade, de acordo com a pasta, são avaliados individualmente para definição da conduta apropriada definida pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

O Ministério da Saúde disse que todas as doses são enviadas dentro do prazo e que, caso aplicações fora do período ocorram, é preciso passar por uma nova aplicação “respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses”.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario