Foto: Rodrigo Souza/Prefeitura de Poá

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou, nesta quarta-feira (29), que 11% dos vacinados contra a Covid-19 estão com sua segunda dose atrasada, o que representa cerca de 7 milhões de brasileiros. Os dados foram apresentados no primeiro Boletim VigiVac, que acompanha o cumprimento do esquema vacinal proposto pelo Programa Nacional de Imunização. Segundo a Fiocruz, “o objetivo do painel é apoiar os gestores públicos a identificar municípios que precisam de suporte para acelerar a vacinação da segunda dose”.

Os primeiros resultados foram feitos com base nos dados lançados pelas Secretaria Estaduais de Saúde até o dia 15 de setembro. A taxa de atraso varia entre as três vacinas utilizadas no PNI: Para AstraZeneca, o atraso é de 15%, 33% para CoronaVac e 1% para Pfizer-BioNTech. A Fiocruz ainda fez questão de ressaltar que a imunização com Pfizer começou apenas em maio, por isso o número de atrasados ainda é pequena.

Foi considerado o intervalo de 84 dias para as vacinas da AstraZeneca e Pfizer e de 28 dias para a CoronaVac. O atraso é considerado quando 14 dias se passaram da data prevista para a aplicação da segunda dose.

Considerando proporcionalmente os estado, o Ceará é o que tem a maior porcentagem de atraso, com 33% de sua população com a segunda dose ainda não recebida. Em número absolutos, São Paulo conta 1,25 milhão de cidadãos sem a imunização completa, seguido do Rio de Janeiro com 956,9 mil e da Bahia que possui 907,5 mil que ainda não retornaram aos postos.

A Fiocruz disse que esse atraso pode “comprometer seriamente a efetividade das vacinas no país” e, portanto, “é de extrema importância realizar este monitoramento para promover ações que atuem de forma assertiva na resolução do problema”.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

(Matéria com informações de Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui