PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Três pescadores e uma imagem quebrada”, por Padre Claudio Taciano

No dia 12 de outubro, os católicos do Brasil comemoram o dia da “Padroeira do Brasil”. Essa devoção teve início em 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, depois de horas de trabalho no rio Paraíba na pequena Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, já indo de volta para casa, resolveram lançar mais uma vez a rede e retiraram das águas o corpo de uma imagem sem cabeça e, num segundo arremesso, encontraram também a cabeça da imagem de terra cozida. Impressionados pelo evento, experimentaram mais um lance da rede, e naquele momento foi tão abundante a pescaria que encheu o barco.

Tal fato foi visto pelos simples pescadores como “o milagre dos peixes”. Tendo levado a imagem a limparam e entregaram-na para a esposa de Domingos para que ela a colasse. E a partir daquele momento começaram a se reunir todo sábado para rezar diante da imagem encontrada. Outros milagres foram se sucedendo e a imagem foi sendo visitada por famílias de várias cidades e povoados. Em 1740 foi construída uma pequena Capela, apenas para reza do terço e outras orações. Somente em 1745 foi inaugurada uma Capela maior, agora com aprovação da autoridade eclesial e com a imagem abençoada.

A primeira Missa aconteceu em 26 de julho de 1745. Em agosto de 1822, D. Pedro I, em viagem ao Rio de Janeiro e São Paulo, rezou diante da Imagem. Em 1843 e 1865, seu filho Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina rezaram também diante da Imagem. No dia 8 de Dezembro de 1868 a Princesa Isabel, com dificuldade para engravidar, e seu marido o Conde d’Eu, quiseram participar das festividades na esperança de terem um herdeiro. Anos depois, a Princesa voltava para rezar novamente diante da Imagem, agora em agradecimento pela graça recebida. O crescimento devocional acerca da Imagem de Aparecida chama atenção até mesmo daqueles que são céticos em relação à fé. Poderia elencar aqui muitos outros fatos sobre a devoção a Nossa Senhora, afinal são trezentos anos de história, mas o texto ficaria muito denso. Todavia vale a pena conhecer os diversos acontecimentos sobre esta imagem que traduz a fé e a esperança de um povo que não desiste. Deus vos abençoe e Nossa Senhora vos guarde. Amém.

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)