Um dos mais celebres axiomas atribuídos a Gandhi, embora não se encontrem registros históricos confirmando a sua citação literal por parte do mahatma, e seguramente um dos mais repetidos com os mais diferentes propósitos, apela: “seja a mudança que você quer ver no mundo”.

De fato, a insatisfação que rege a nossa audiência frente às coisas do mundo está atrelada à vontade que temos de sempre promover as mudanças que julgamos necessárias. Quando uma dada realidade não nos agrada, queremos mudá-la. Nem sempre dispomos dos instrumentos para alcançar tal intento, porém, resta latente o desejo de mudança. De alguma forma isso está presente em todas as coisas da vida.

Em particular, há um segmento que uma imensa parcela da população ama odiar: a política! Para ser mais exato, as pessoas que se dedicam à política. Principalmente quem pleiteia e, mais ainda, quem alcança cargos eletivos. A grande maioria da classe política sofre rejeição por parte da população, mesmo que esta seja, em última análise, a responsável por todo e qualquer político que se elege segundo as normas estabelecidas no processo democrático.

Eu, que me aventuro a escrever sobre os mais diferentes assuntos neste espaço, por ser também político, além de geógrafo por profissão, experimento as mais diferentes reações que não se sustentam necessariamente no conteúdo tratado, e sim na opinião que a pessoa tem sobre mim, mesmo que ela nasça do preconceito ou das opiniões mal construídas sobre aquilo que se imagina, não sobre o que seja a verdade. Ser político é como ser juiz em uma partida de futebol. Em geral, ambos foram paridos pelas mães adeptas da prática da mais antiga das profissões, segundo se convencionou acreditar.

Se tudo isso corresponde aos fatos, logo é importante que cada pessoa que se sinta inconformada com os rumos da política venha a ser um de seus agentes. Em outras palavras, se você que acredita que a política precisa mudar, seja uma pessoa da política também. Assim, você poderá utilizar toda a sua vontade, compromisso e esperança em favor de uma atividade que pode ser vista como o sustentáculo de todos os acontecimentos, ou seja, a política.

A politica é uma das maiores necessidades que uma sociedade tem, pois é através dela que a justiça social pode ser construída, mas não sem uma alta dose de luta. Oferecer o que você tem de melhor para construir a mudança que você deseja ver no mundo talvez seja o primeiro passo para que você se sinta pleno diante de seus desejos de mudanças na vida em sociedade. Quem sabe assim você não derrota os políticos que odeia e transforme você mesmo na pessoa mais amada pelo povo. Garanto que ao invés de espalhar ofensas nas redes sociais, você irá espalhar esse grande amor guardado em seu coração, na forma de um dos mais belos serviços de que a sociedade precisa: a política. Pense nisso!

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui