PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Infectologista faz alerta para possível recorde de casos de Covid-19 no Brasil em 15 dias

O infectologista Marcelo Otsuka disse em entrevista à CNN, nesta semana, que o Brasil pode ter uma ‘explosão’ de casos do coronavírus (Covid-19) causados pela variante Ômicron.
Segundo o membro Departamento de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia, a razão para o número recorde de casos seria as diversas aglomerações causadas nas festas de final do ano.

“A gente calcula que, pelos próximos 15 dias ou três semanas, (a variante Ômicron do coronavírus) possa atingir um pico semelhante ao da França, Reino Unido ou Estados Unidos, isso pode, sim, acontecer”, disse Otsuka.

No mundo, os casos do coronavírus crescem exponencialmente. No dia 28 de dezembro foram registrados 1,45 milhão de casos, o recorde em apenas 24 horas. Os números são puxados pelos diversos casos vindos das Europa, como na França que registrou 200 mil casos em um único dia, e o Reino Unido que também teve 180 mil novos casos. Os Estados Unidos registraram 300 mil positivos nos dias finais de 2021.

Segundo o infectologista, um fator que pode agravar a situação brasileira é a baixa testagem de Covid-19, o que dificulta a detecção do número real de casos e até mesmo de novas variantes.
“O Brasil ainda testa muito pouco. Temos uma taxa de positividade de 38%, e esses países têm uma taxa de 8%. Podemos perder muitos diagnósticos, pode haver novas variantes e pessoas mais suscetíveis a terem quadros mais graves”, afirma.

Marcelo ainda diz que a alta dos casos deve servir de alerta para os governantes, mostrando que ainda não é hora de diminuir restrições relativas à Covid-19. Também disse que o fato de haver baixa mortalidade destes novos casos pode estar relacionado tanto a menor letalidade da Ômicron quanto da eficácia da vacinação.

Ele ainda se diz surpreso como o país ainda não aprendeu mesmo após dois anos inseridos na pandemia.
“Qualquer situação no futuro depende do comportamento da nossa população e orientações passadas a ela, o que e como fazer. É incrível que se passaram dois anos e a gente ainda bata cabeça em relação a isso”, conclui.

(Matéria com informações de CNN Brasil)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario