PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Segundo primeira pesquisa de 2022, ex-presidente Lula lidera em todos os cenários; Veja os números

Na primeira pesquisa eleitoral divulgada em 2022, realizada pela Genial Investimentos e Quaest Consultoria, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, com 45% das intenções de voto.
Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que possui 23 pontos percentuais.

Abaixo da linha dos 10%, aparece o ex-juiz Sérgio Moro (PODE), com 9%, o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 5%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 3%, e a senadora Simone Tebet (MDB), que fecha a lista com 1%. Nomes como o presidente do Senador, Rodrigo Pacheco (PSD) e o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Eleitores que optaram por votos brancos e nulos chegaram a 8% e outros indecisos somaram 4 pontos percentuais.

A pesquisa ainda indica que seria possível para Lula vencer no primeiro turno, uma vez que todos os seus candidatos somam 41% das intenções de voto, o que empataria com o ex-presidente dentro da margem de erro, mas deixaria no limite para uma possível vitória num primeiro pleito, já que não seria possível nenhum dos outros presidenciáveis o alcançarem.

Já no segundo turno, o petista venceria todas as disputas, de acordo com o levantamento. A maior vantagem é contra o senador Rodrigo Pacheco, quando conta com 57% dos votos. A disputa mais acirrada é contra Moro, ex-juiz decretou sua prisão, mas foi declarado teve suas decisões declaradas parciais e suspeitas pelo Supremo Tribunal Federal, anulando todas as condenações contra Lula. Neste caso, o ex-presidente teria 50% dos votos, enquanto o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, teria 30%.

Bolsonaro perderia contra Lula, tendo apenas 30%, enquanto o petista chegaria a 54%. Ele também seria derrotado por Ciro Gomes, com novamente 30%, e para Moro igualmente, com 32%.
Veja os cenários abaixo.

  • Lula (54%) x Jair Bolsonaro (30%);
  • Lula (50%) x Sergio Moro (30%);
  • Lula (52%) x Ciro Gomes (21%);
  • Lula (55%) x João Doria (15%);
  • Lula (57%) x Rodrigo Pacheco (14%);
  • Jair Bolsonaro (30%) x Sergio Moro (36%);
  • Jair Bolsonaro (32%) x Ciro (39%).
  • Rejeição

A pesquisa da Genial ainda mediu a rejeição de cada um dos presidenciáveis. Em primeiro lugar, apareceu o atual mandatário, Bolsonaro, com 66% de rejeição, seguido por Doria (60%), que está tecnicamente empatado com Moro (59%) e Ciro Gomes (58%). Lula está apenas em quarto lugar, com 43 pontos de rejeição, a frente de Pacheco com 37%, D’Ávila, com 21% e de Tebet, que fecha a lista com a menor rejeição, 19%.

O levantamento realizou entrevistas presenciais com 2.000 pessoas, de 16 anos ou mais, nos dias 6 a 9 de janeiro. Segundo o instituto, a precisão da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

(Matéria com informações de UOL Notícias)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario