PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Itaquaquecetuba monitora e reforça ações contra alagamentos

A Prefeitura de Itaquaquecetuba está reforçando as ações de combate às enchentes na cidade por conta das fortes chuvas que atingiram novamente a região no último fim de semana (05 e 06 de fevereiro). Com isso, a Defesa Civil fortaleceu o monitoramento e a equipe de Serviços Urbanos realizou ações de prevenção nos bairros Maria Augusta e Vila Japão.

“Como tivemos um grande volume de chuva tanto em Itaquaquecetuba como em Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes, essa água também passa por nosso município. Enquanto a água do rio não baixar, a dificuldade para que a vazão seja restabelecida persiste”, contou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
Só em fevereiro foi registrado o acumulado de 98.5 mm de chuva.

Na última sexta-feira (04) foi feito patrulhamento fluvial de barco no Rio Tietê na busca de obstruções no curso do rio ou de qualquer outra anormalidade. Esta semana, a depender da previsão meteorológica, poderá haver um novo patrulhamento.
“O transbordamento se dá mesmo sem chuva, pois a água vem de Mogi das Cruzes e normalmente leva de dois a três dias para chegar em Itaquaquecetuba”, acrescentou.

A Secretaria de Serviços Urbanos realizou uma tentativa de bombeamento em alguns pontos dos dois bairros em questão, o que fez a água diminuir, mas a cidade sofre com vasos comunicantes, que é a água que retorna pelas manilhas e sai pelas bocas de lobo.

Já na rua Santa Rita de Cássia, na Vila Japão, foi resolvido o problema de um buraco aberto pela água e a via, que estava interditada desde o início da semana passada, foi novamente liberada.
“A secretaria está atuando fortemente no reparo de danos causados pela chuva e outras ações já estão previstas para ocorrer esta semana”, disse o secretário Alexandre Oliveira, o Xandão.

Desde o início deste ano, a pasta também realiza a limpeza de bueiros, córregos, desassoreamento e até obras em alguns locais. Em parceria com a Secretaria de Obras, os serviços envolvem a colocação de aduelas no Córrego do Goió, no bairro Estação e a implantação do muro de gabião ao longo de um rio no Parque Marengo.

Agindo em outra frente, a Guarda Ambiental segue fiscalizando denúncias de degradação do meio ambiente, como de descarte irregular de resíduos sólidos e monitoramento de áreas onde o despejo de resíduos causam assoreamento no leito de rios e córregos.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario