PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Feliz aniversário, Suzano!”, por Padre Claudio Taciano

No dia 2 de Abril, o município de Suzano fez 73 anos. É uma cidade nova, geograficamente bem localizada, próxima do litoral, da capital de São Paulo e do Vale do Paraíba. Estima-se, segundo o IBGE, mais de 300 mil habitantes. A cidade cresce em todos os sentidos. Mas gostaria de iniciar este texto falando de um fato que ficará pra sempre registrado na história desta acolhedora cidade.

Dia 13 de Março de 2019, um massacre abalou Suzano causando uma comoção nacional. Na Escola Estadual Raul Brasil, há poucos quilômetros do centro, dois ex- alunos mataram oito pessoas e depois tiraram a própria vida. O episódio teve uma grande repercussão e até hoje algumas pessoas, entre elas amigos, familiares das vítimas, professores, alunos e funcionários tentam superar este triste trauma.

Por conta deste lamentável episódio, é sempre oportuno trabalharmos para que a cultura de paz se estabeleça. Seja em nível educativo, social e religioso, a paz deve ser celebrada, comunicada e lembrada. Todos, desde a criança até o ancião, desejam um ambiente harmonioso e saudável. O desenvolvimento passa também pela paz.

Em nível esportivo, a cidade sempre foi conhecida e reconhecida pelo vôlei. E, coincidentemente, no dia do seu aniversário, depois de 13 anos, o time voltou à elite do vôlei masculino.

Em nível religioso a cidade se caracteriza pela sua pluralidade e pela convivência respeitosa. Segundo o IBGE, a cidade é composta, em maior número por católicos e evangélicos, mas há ainda outras e importantes religiões: Espíritas, Umbanda, Candomblé, Budistas e etc.

A educação, o esporte e a religião favorecem a construção de uma cidade e de uma sociedade mais inclusiva e humana. Cada vida importa, cada família importa e cada lugar importa. Quando um membro do corpo sofre, todo corpo sofre.
Essa pluralidade suzanense em vários segmentos realça a sua hospitalidade, sua renovação social e seu crescimento.

No seu aniversário, houve missas, cultos, atividades esportivas, festividades etc. Precisamos celebrar, precisamos sorrir, precisamos acreditar. Precisamos nos “con-FRATERNIZAR”. Precisamos superar os traumas. Foram dias difíceis e muitos de nós ainda não saímos das dificuldades e desafios que essa época atual nos impôs. Mas sairemos mais forte e sábios.

Devagar, devagar, as atividades e festividades vão sendo retomadas e a vida vai voltando a sua normalidade. Que Deus abençoe os Suzanenses, com muita saúde, paz e prosperidade. Que a nossa cidade se humanize e se harmonize cada dia, para que o seu desenvolvimento social a torne mais fraterna, inclusiva e próspera. Deus nos abençoe e nos proteja. Amém

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)