PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A luta diária pela sobriedade”, por Felix Romanos

Vivemos tempos difíceis, onde as incertezas fazem parte de um cotidiano cada vez mais hostil. Para o sociólogo Zygmunt Bauman vivemos em uma sociedade líquida, com profundo esvaziamento do papel das instituições, seja a família, trabalho, religião, política, entre outras.

Diante dos desafios do tempo presente, algumas questões nos atravessam: Como nos manter firmes na sobriedade? Como evitar o caminho que leva às drogas? Como não cedermos a tentação diária e romper com os valores fundamentais da fé e da recuperação? Como se manter firme no propósito?

Essas e outras questões fazem parte de reflexões que vêm me provocando nos últimos dias. Tenho resistido a cada dia e, na máxima de um dia de cada vez, continuo em minha permanente e diuturna fé em minha recuperação e na luta pela minha sobriedade.

Os dias difíceis nos desafiam, pois são eles os responsáveis por um desiquilíbrio em nosso caminho, um sopro que pode nos afastar do propósito e um empurrão que busca nos tirar do foco da sobriedade e da conquista.

Se não tivermos firmeza em nosso propósito, cedemos à queda. Portanto, eu te pergunto: Qual é o seu propósito de vida? O que te motiva a seguir adiante e te impulsiona acreditar que vale a pena seguir adiante, mesmo em situações adversas?
Para quem luta para se manter de pé diante dos desafios do cotidiano, na busca da sobriedade e para se manter limpo, cair é um ato que parece ser mais pesado que o céu, mas é uma condição humana que devemos encarar.

Somos seres humanos, portanto, inacabados; estamos em permanente estado de construção e a cada dia nos fazemos um ser novo. Portanto, por mais distante que pareça a emancipação às drogas, as realizações dos sonhos e a plenitude da vida, mantenha-se firme em seu propósito por que sua hora vai chegar. E quando chegar, você, somente você, saberá a força que habita em ti.

Somos tentados diariamente a renunciar aos nossos propósitos; muitas vezes os nossos talentos parecem não ser suficientes para nos manter firmes em nossa jornada. Porém, quanto maior a dificuldade, maior também será a sua conquista. Tenha certo de que, pedindo ajuda para as pessoas certas, você se sentirá mais forte. Tenha certo de que a manutenção da chama da fé permite as bolsas de esperança nos dias difíceis e que juntos, sempre juntos, nos tornamos mais fortes.

Tenha certo de que, por mais que pareça distante e difícil, a sobriedade é um vir a ser, uma luta diária, e na máxima de um dia de cada vez, deixo como mensagem que vale a pena a lutar, vale a pena acreditar, vale a pena pedir ajuda, vale a pena sonhar.

Quando sua superação chegar, e ela vai chegar, o saboroso fruto da conquista deverá ser partilhado entre aqueles que escolheram estar ao seu lado, mesmo nos dias mais difíceis.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)