PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Deus é amor”, por Padre Claudio Taciano

No Brasil e no mundo, há uma pluralidade de denominações religiosas, cada uma com a sua doutrina e especificidade. Em sentido geral, cada uma delas apresenta aos seus membros o caminho que, possivelmente, mais agradaria a Deus. Em muitos aspectos há sintonia de mensagens e ensinamentos.

Mas mesmo num mundo tão religioso, não estamos tão religados assim. Ainda há muitas guerras, fome, tortura, violência e problemas sociais de todo tipo, que se arrastam por séculos. Nos matamos em massa e em conta-gotas por ambição, inveja ou simplesmente por maldade mesmo. O interior humano precisa ser preenchido pela bondade e pela misericórdia. A semente do amor precisa germinar dentro de nós para que não sejamos vítimas, (de nós mesmos!) e nem tornemos o outro vítima de nossos excessos e exceções desumanas.

Tudo que guardamos dentro de nós se torna parte de nós. O nosso corpo, a nossa alma e o nosso espírito assimilam com uma extrema dinamicidade que evoca o mistério, tudo que guardamos e tudo com que nos ocupamos. O mal pensado, buscado e realizado se torna parte de nós. E este cresce, se multiplica e é gerado em tudo que fazemos e realizamos. O mal vai contaminando o ambiente, a convivência e o trabalho. Não como um espírito que vai dominando aleatoriamente o corpo humano, mas como o resultado de nossa opção e escolha, que dia a dia foi se tornando consciente e portanto assimilada e depois propagada e disseminada por nós, ao longo do tempo.

Deste modo, na perspectiva humana e espiritual, voltar-se a Deus e ao outro com amor, por amor e para o amor é renascer para o mundo de Deus e dos homens. É romper com este círculo vicioso e odioso que traz sofrimento e morte. É reescrever um projeto, um caminho e uma nova história. O reverberar do amor é entendido até mesmo por uma criança recém nascida. Enquanto alguns religiosos repetem versículos bíblicos memorizados, Deus nos convida a repetirmos em nossa vida e em nossa rotina o amor comunicado por ele a nós. O amor é esperança, é vida, é reza. É a melhor arma contra a fome, a guerra e a injustiça. Deus nos abençoe!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)