PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Negócios a dois: como conciliar o amor e a empresa?”, por Rebeka Assis

Ah, o Dia dos Namorados…

A data mais romântica do ano está aí e eu não ia perder a oportunidade de falar sobre uma das situações mais interessantes que presencio na minha carreira: clientes que são, ao mesmo tempo, sócios e companheiros.

Atualmente, atendo empresas abertas por casais que eram sócios antes do amor surgir até cônjuges com bodas de prata, que aprenderam a comandar um negócio anos após o “sim”.

E como trabalhar com o(a) parceiro(a) se tornou uma realidade muito comum no Brasil, trago três dicas baseadas em coisas que presenciei na prática, para evitar problemas com o seu love, em casa ou na empresa.

  1. Relacionamento precisa de confiança. No amor e nos negócios

Dizem que a gente não confia o coração, o dinheiro e o nome a qualquer um, e sim: é verdade.

Como abrir uma empresa é uma decisão muito importante e que mexe com-ple-ta-men-te com a rotina dos envolvidos, é imprescindível que vocês trabalhem a confiança um no outro, antes de dar um passo adiante.

Quando sentirem que estão maduros o suficiente para não discutir por “coisas pequenas” e respeitarem a decisão do outro, sigam em frente.

  • Amor, amor; negócios à parte

Talvez este seja o maior dos desafios: descobrir uma forma de resolver os conflitos da empresa sem levá-los para a cama.

Um exemplo disso foi uma vez em que, antes de resolver uma questão séria na empresa, tive que conversar como “psicóloga” de um casal de clientes (queridíssimos, por sinal) porque eles não estavam se falando… Por causa de uma discussão em casa… por um problema anterior na empresa.

Sendo assim, procurem formas de “dividir” os assuntos. Alguns casais costumam se tratar pelo nome, quando falam de negócios. Outros, preferem usar o WhatsApp para assuntos pessoais e o Telegram, para assuntos da empresa.

Enfim, conhecer a si e ao outro é a chave para fazer tudo fluir. E é o que me leva à última dica.

  • Não existe fórmula perfeita

Encontrem o ritmo ideal para vocês, como um todo. Tem casal que fecha um horário certinho para dividir o trabalho da vida pessoal, quase como um cartão de ponto.

Outros, conseguem conversar sobre o negócio no almoço de domingo e ficarem juntos em uma terça à tarde.

A dica aqui é descobrir o que é mais saudável para o casal, sem “sufocar” as ideias e opiniões do outro.

Tenho certeza de que, seguindo essas dicas, sua empresa terá um “start” incrível, e o seu amor se fortalecerá mais e mais, a cada dia.

Um excelente Dia dos Namorados a todos, em especial ao meu noivo, Gustavo Silva, que me prova todos os dias o quanto é possível trabalhar e conviver muito bem com o amor da sua vida.

Muito sucesso a vocês e até mais!

Gostou deste texto? Achou a linguagem bacana?
Então, não deixe de conferir mais artigos na minha coluna no “Hoje Diário”, com textos rápidos e direto ao ponto, sobre Direito do Trabalho, LGPD e Empreendedorismo. Para enviar dúvidas, sugestões e acompanhar dicas para você e sua empresa, basta seguir @rebeka__assis no Instagram ou acessar www.rebekaassis.com.br
.  

Ótimo dia e ótimo trabalho!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)