PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Eleições 2022: Confira quais são as principais propostas do candidato a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) disputam o governo do estado de São Paulo no segundo turno, marcado para o próximo domingo (30). Por conta disso, o portal HojeDiario.com elaborou uma reportagem com as propostas dos dois candidatos, confira abaixo a proposta de Tarcísio de Freitas

Ambos concorrentes são aliados de candidatos que se opõem ao cenário nacional. De um lado, Tarcísio de Freitas, ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL) e de outro, Fernando Haddad, com apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O candidato

Natural do Rio de Janeiro, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) tem 47 anos, é casado com Cristiane de Freitas e tem dois filhos. Capitão reformado, foi analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU) e foi escolhido diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), durante o governo de Dilma Rousseff (PT), em 2011.

Em 2019, foi escolhido ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro, ficando no cargo até 2022, quando se filiou ao Republicanos e se candidatou ao Governo de São Paulo. Liderou o primeiro turno da disputa, recebendo 9.881.995 votos, indo ao segundo turno contra Fernando Haddad, que recebeu 8.337.139 votos.

Principais propostas de Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo

Tarcísio tem como proposta transformar São Paulo em um polo de Saúde Digital. A intenção é fazer do estado uma referência na utilização da telemedicina
e elevando a saúde a um novo patamar de acesso, resolutividade, gestão, sustentabilidade e satisfação do usuário, inclusive utilizando a tecnologia 5G que estará implementada no Estado nos próximos anos.

Também fomentará investimentos em tecnologias digitais para melhor a efetividade e resolutividade da atenção primária, consolidando-a como porta de entrada e como organizador do atendimento no sistema. Fortalecer o atendimento na Atenção Primária em Saúde (APS), sua integração com a Média e Alta Complexidade (MAC) e a multiplicação das redes assistenciais.

Tarcísio pretende reforçar e evoluir o sistema de inteligência epidemiológica, o Centro Estadual de Controle de Doenças e Qualidade Assistencial
(Agência Epidemiológica com Autonomia), construindo plataformas e bancos de dados que contribuam para o rastreamento e avaliação de ameaças à saúde, a tomada de decisões baseadas em evidências e que apoiem a produção de informações que permitam acompanhar de forma sistemática as trajetórias da saúde populacional.

Buscará regionalizar que incorpore maior participação dos municípios envolvidos, com planejamento abrangente e colaborativo e que inclua uma repactuação regional. Também avaliar a entrega de medicamento de alto custo em domicílio e investir em formação profissional e criar política de cargos e salários que estabeleçam critérios claros de contratação.

  • Educação

No segmento da educação, Tarcísio pretende recompor e implementar no
Estado a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação
Básica. Serão realizadas avaliações sistemáticas de monitoramento de aprendizagem, e um conjunto de recursos pedagógicos para suplementação
de ensino e superação do impacto da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia. Haverá a criação de estratégias para a busca ativa de alunos com objetivo de reduzir a evasão escolar.

O candidato também pretende criar o Escola Efetiva, que estabelecerá novas e mais ambiciosas metas de aprendizagem para os alunos que estudam nas escolas estaduais. Irá aumentar a qualidade e a quantidade de recursos didáticos e educativos nas escolas, como ensino 5.0, bibliotecas digitais, lab mares.

Deseja investir na Educação Integral, ampliando a oferta do modelo de ensino no fundamental e médio, com alimentação de qualidade, tempo de estudo ampliado, currículo integrado, incentivando o protagonismo juvenil, empreendedorismo, discussão de projeto de vida, com disciplinas eletivas interdisciplinares e abordagem por projetos.

Pretende criar parcerias com as Forças Armadas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), trabalhando nos jovens a educação socioemocional e cívica, com objetivo de criar cidadãos autônomos, solidários e competentes.

O candidato ainda criará, junto às prefeituras, o Creche 100%, onde buscará atender 100% das demandas de creches de 0 a 3 anos de idade, em estruturas formalizadas. Apoiar os municípios na requalificação da fila de creches, vinculando-a ao programa de apoio à saúde pré-natal da gestante, com integração e otimização de cadastros

  • Segurança Pública

Tarcísio promete criar o programa Ruas Seguras, que visa disponibilizar para a população mapas inteligentes, simples e interativos, informando quais, quantos e
quando os crimes ocorreram na sua ou em qualquer outra rua do Estado.

Também buscar investir em tecnologia de ponta e a integração das bases de dados de interesse policial disponíveis nos níveis federal, estadual e municipal, e incentivar ainda a integração na atuação de todos os agentes que atuam na segurança pública, ou seja, Polícia Militar, Polícia Civil e Guardas Municipais, trabalhando em estratégias conjuntas para promover a segurança da população.

Também fará uma cooperação São Paulo/Brasília, usando forças combinadas das estruturas federal e estadual de segurança, para controlar o crime organizado nas prisões, no tráfico de drogas, armas e crimes ultraviolentos, com ampla inserção da Polícia Federal nas investigações, além de investir em tecnologia para resolução de crimes.

O ex-ministro fará uma revisão do Sistema Prisional, de forma a suprir adequadamente a atual demanda (em presídios fechados ou semiabertos) e a reinserção de egressos na sociedade, com foco na recuperação, capacitação e recolocação profissional.

  • Emprego

Em seu plano de governo, Tarcísio ainda defende a criação de HUBs de Inovação para encubar e qualificar startups junto às universidades, Centros de Pesquisa
e Desenvolvimento. Além disso, irá ampliar órgão como Sebrae, estimulando projetos juntos às MPE e MEIs.

Também pretende democratizar o acesso ao crédito, flexibilizando as garantias, prazos e taxas, através do Desenvolve SP (Banco do Povo) e demais instituições financeiras, ampliando também o microcrédito específicas para o empreendedorismo feminino.

O governo Tarcísio também visa implementar o projeto do Jovem Aprendiz Paulista também nas micro e pequena empresas, com capacitação subsidiada e flexibilização na contratação.

  • Social

Na área social, o candidato pretende ampliar projetos de segurança alimentar e de transferência de renda, alinhados aos projetos do Governo Federal. Irá implementar, prioritariamente nas regiões mais vulneráveis do Estado, projetos de saneamento ambiental, que incluem saneamento básico, acesso à água e disposição adequada de resíduos.

Para a população em situação de rua, a gestão irá trabalhar em conjunto com as prefeituras para melhorar a retaguarda do trabalho de abordagens à população de
rua e prestar os devidos encaminhamentos, sobretudo no aspecto da prevenção à saúde e preservação do Direito à Vida, garantindo fluxo específico para Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência de Álcool e Drogas (Cratods), Consultório de Rua, Unidades de Acolhimento Transitório da Saúde ou Centros de Acolhimento.

Também irá requalificar e ampliar o Programa Recomeço e o acesso ao serviço de saúde e assistência social via Cratod, em parceria com os serviços municipais, com unificação e melhoria no cadastro.

  • Mobilidade Urbana

O governo de Tarcísio pretende investir em concessões e privatizações, principalmente em ativos importantes, como os aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e os Portos de Santos e São Sebastião, e, em relação às travessias litorâneas, trabalhar em concessões individuais considerando a especificidade de cada travessia. A privatização da Sabesp, como mencionada por ele em outros momentos, não consta em plano de governo.

Caso eleito, ele promete implantar rotas que atinjam a população mais carente da região metropolitana do estado, com foco na ampliação das linhas de metrô de São Paulo, com a conclusão de linhas já iniciadas e na implantação de trens regionais (CPTM). Além disso, pretende criar o Trem Intercidades, com a contratação da operação da linha entre Americana e São Paulo, passando pelas cidades de Campinas, Jundiaí, São Paulo e região do ABC. Iniciar os estudos e projetos para segunda linha, ligando Sorocaba a São José dos Campos, assim como o acesso à Baixada Santista.

Irá também implantar serviço de WI-FI em rodovias do estado, bem como em
linhas de ônibus intermunicipais.

  • Reurbanização

Um destaque feito por Tarcísio é a reurbanização do centro de São Paulo, com a implementação do Polo Administrativo Campos Elíseos, com objetivo de recuperar essa região da capital paulista cidade, além de reduzir as despesas com manutenção das estruturas do Estado, mediante a aquisição de terrenos e construção de edifícios próprios para abrigar unidades administrativas, através de
parcerias com a iniciativa privada. Os prédios teriam amplo acesso e fruição, além de contar com alamedas de comércio e serviços.

Também irá investir na Construção de Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Mercado Popular (HMP) na área ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), no centro da cidade, com espaços voltados a usos não habitacionais, como comércio e serviços, além de ampla gama de equipamentos e serviços públicos destinados à população da cidade e aos trabalhadores do polo administrativo.

Para conferir as propostas de Fernando Haddad (PT), acesse o link https://hojediario.com/eleicoes-2022-confira-quais-sao-as-principais-propostas-do-candidato-a-governador-fernando-haddad-pt

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.