PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Casa da Farinha, no Parque Estadual Serra do Mar, é reinaugurada

Na próxima segunda-feira (05), a Fundação Florestal e o Quilombo do Sertão da Fazenda se reúnem para a reinauguração da Casa da Farinha, localizada no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), em Ubatuba. A reforma, orçada em R$ 1,4 milhão, durou onze meses e pôde atender às necessidades da comunidade em ter um equipamento compatível às ações de turismo de base comunitária ali desenvolvidas.

A revitalização atende à diretriz e meta do Plano de Manejo do PESM, que reforça a manutenção das tecnologias patrimoniais da comunidade tradicional quilombola. O local é o antigo engenho de álcool, cachaça e açúcar da Fazenda Picinguaba, construída pelos escravos no século XVIII. Após a fazenda ser abandonada, a roda d’água e engenho de cana, feitos de ferro fundido importado da Inglaterra, foram reformados para abrigar uma casa de farinha, construída na década de 1950 após a chegada de remanescentes de quilombos e de Zé Pedro, Mestre Quilombola. O espaço foi utilizado pela comunidade durante longo período, até que começou a deteriorar por conta de condições climáticas e tempo.

Para manter o atrativo em funcionamento, a Fundação Florestal iniciou a elaboração de um projeto de engenharia, que teve como ponto de partida a restauração das informações e histórias presentes no local. Foi feita ainda a modernização de infraestruturas auxiliares que pudessem aprimorar o desenvolvimento do turismo de base comunitária.

“Todo o projeto foi desenhado em conjunto com os quilombolas e a cada etapa das obras, alinhávamos os próximos passos, conforme as necessidades e anseios da comunidade. O trabalho foi desenvolvido a diversas mãos, com técnicos da engenharia, gestão da Unidade de Conservação e representantes da comunidade, e a união destes saberes foi essencial para alcançarmos sucesso no projeto”, explica Olivia Leopardi Marianno de Góes e Vasconcellos, responsável pelo Setor de Engenharia e Infraestrutura da Fundação Florestal.

Dentre as mudanças, foram refeitas as instalações dos sanitários e do restaurante, tornando-o mais receptivo e o serviço de alimentação mais agradável. Foi criado também um novo centro comunitário, integrado ao conjunto já existente, para a realização de eventos variados dos quilombolas, como reuniões da associação, exposições e capacitações. Além disso, a obra entregou a Casa da Farinha com toda a sua estrutura revitalizada, com reforma integral da cobertura, recuperação da roda d´água histórica, refazimento de trechos em taipa danificados ou comprometidos por fungos, mantendo a técnica tradicional.

Também foi instalada uma nova entrada de energia e distribuição atendendo às normativas, adequação do sistema de tratamento de esgoto, nova proposta de luminotécnica para exploração do uso noturno no local, revitalização da antiga caldeira incorporando-a ao projeto, implantação de acessibilidade no acesso e nas instalações dos sanitários e recuperação da antiga moenda de pedra, criando mais um equipamento expositivo de contação da história tradicional e de apoio à educação ambiental. Pensando em ampliar a segurança dos visitantes, foram instalados novos guarda-corpos e construção de passeios e acessos criando fluidez e permeabilidade entre os equipamentos.

O Quilombo da Fazenda é hoje uma das principais comunidades tradicionais do Litoral Norte, principalmente por possuir forte atuação conjunta em prol dos objetivos do PESM. Em 2005, foram reconhecidos como remanescentes de quilombo pela Fundação Palmares e atualmente diversas famílias vivem no local. A partir de agora, quem quiser conhecer melhor sobre as tradições e a história de seus moradores, poderá visitar o espaço, com passeios turísticos todos os dias da semana. Já para quem quiser degustar as comidas típicas, o restaurante funcionará de segunda a segunda, das 9 às 18 horas.

Para mais informações sobre o atrativo, o e-mail de contato é quilombodafazenda20@gmail.com. Para esclarecimentos de dúvidas, os contatos são (12) 99749-5020 (Laura) e (12) 99183-0498 (Viviane) para assuntos relacionados ao restaurante (12) 99164-3838 (Cristiano) para saber mais sobre trilhas. Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario