Veja os principais momentos da posse do presidente Lula

PUBLICIDADE
    

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse, neste domingo (1º), em uma cerimônia marcada por diversos momentos. Entre eles, o discurso emocionado do mandatário, a entrega da faixa presidencial feita por representantes da sociedade civil, tudo isso sob os olhos de uma multidão que em Brasília. Confira os principais momentos da posse de Lula:

Chegada no Rolls Royce

O presidente Lula chegou no tradicional Rolls Royce usado nas posses presidenciais desde 1953. Ele estava acompanhado da primeira-dama Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e da segunda-dama Lu Alckmin.

Havia um temor em relação à segurança dos mandatário e até houve a recomendação para que Lula chegasse ao Congresso Nacional em um carro blindado. O presidente, porém, insistiu que o tradicional carro fizesse parte da cerimônia e assim foi feito, permitindo que ele acenasse para muitos de seus apoiadores durante a cerimônia.

Foto: Carl de Souza/AFP

Discurso no Congresso

O presidente Lula foi empossado oficialmente pelo Congresso Nacional e fez seu discurso onde exaltou a democracia e atacou as fake news que estiverem presentes durante o processo eleitoral.
“Se estamos aqui hoje é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos ao longo dessa histórica campanha eleitoral. Foi a democracia a grande vitoriosa nesta eleição”, declarou o presidente.

Ele também disse que os desafio é grande e que o diagnóstico do país é decretos “estarrecedor”, mas ainda assim disse que “ao ódio, responderemos com amor. À mentira, com a verdade. Ao terror e à violência, responderemos com a Lei e suas mais duras consequências”.
Por fim, exaltou a democracia brasileira e disse: “Sob os ventos da redemocratização, dizíamos: ditadura nunca mais! Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer: democracia para sempre!”.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Passagem da faixa presidencial

Com a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro do país, não estava claro como seria realizada a tradicional passagem da faixa presidencial para Lula. O momento, porém, se tornou um dos mais marcantes da cerimônia após ser revelado que a entrega seria feita por representantes da sociedade civil.

No total, foram oito pessoas que fizeram uma entrega simbólica da faixa para Lula. O líder indígena Raoni Metuktire; o jovem Francisco, de apenas 10 anos; a catadora Aline Sousa; o metalúrgico e DJ do grupo de rap Falange, Weslley Rodrigues; o professor Murilo de Quadros Jesus; a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, o militante Flávio Pereira e Ivan Baron, jovem que teve uma paralisia cerebral causada por uma meningite na infância.

A faixa passou de mão em mão até que chegou em Aline, que realizou a entrega direta para Lula. Logo em seguida o presidente abraçou o pequeno Francisco e se emocionou, enquanto todos celebravam o momento histórico.

Adriano Machado/Reuters

Discurso emocionado no Planalto Central

Após receber a faixa, o presidente Lula foi ao Planalto Central, onde discursou ao público que acompanhava a posse. Num discurso ressaltando a necessidade de união do país e destacando a luta contra a fome, o presidente se emocionou em alguns dos pontos de seu discurso.

“Nestes últimos anos, o Brasil voltou a ser um dos países mais desiguais do mundo. Há muito tempo não víamos tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo, em busca do alimento para seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo. Crianças vendendo bala ou pedindo esmola, quando deveriam estar na escola, vivendo plenamente a infância a que têm direito. Trabalhadoras e trabalhadores desempregados exibindo, nos semáforos, cartazes de papelão com a frase que nos envergonha a todos: ‘Por favor, me ajuda'”, nesse momento, Lula chorou e aplaudido pelo vice, Geraldo Alckmin, por Lu Alckmin e por seus apoiadores.

O presidente ainda ressaltou a necessidade de união do país, repetindo o que disse no dia em que venceu a eleição.
“Repito o que disse no meu pronunciamento após a vitória em 30 de outubro, sobre a necessidade de unir o nosso país. ‘Não existem dois brasis. Somos um único país, um único povo, uma grande nação.’ Somos todos brasileiros e brasileiras, e compartilhamos uma mesma virtude: nós não desistimos nunca. Ainda que nos arranquem todas as flores, uma por uma, pétala por pétala, nós sabemos que é sempre tempo de replantio, e que a primavera há de chegar. E a primavera chegou. Hoje, a alegria toma posse do Brasil, de braços dados com a esperança”.

Flickr/Agência Senado

Multidão

A Praça dos Três Poderes, local onde o público pôde assistir toda a cerimônia de posse, atingiu sua lotação máxima durante o evento. Uma multidão de mais de 40 mil pessoas viram Lula discursar de frente ao Planalto.
Ainda proporcionaram um belo momento quando estenderam uma bandeira do Brasil em meio a todo o público, que estava majoritariamente vestido de vermelho.

Em Brasília, a estimativa dos organizadores é que mais de 300 mil pessoas se reuniram para acompanhar a posse do presidente Lula.

Foto: Divulgação/Lula

Festival do Futuro e beijo na Janja

O dia da posse se encerrou com o Festival do Futuro, organizado pela primeira-dama Janja e que contou com a apresentação de diversos artistas brasileiros. Houve shows de Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Paulo Miklos, Rogéria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz.

Também tiveram apresentações de Duda Beat, Gaby Amarantos, Pablo Vittar e até mesmo da ministra da Cultura, Margareth Menezes, cantando junto do grupo BaianaSystem.

Já quase no final do evento, o presidente Lula apareceu no palco de surpresa e discursou rapidamente.
“Esse país nasceu para ser uma potência e para seu povo ser feliz. Quero cuidar de cada criança, mulher e idosos. Quero provar que é possível viver bem neste país”, disse.

Lula ainda exaltou as mulheres e disse que seu governo buscará mais igualdade entre homens e as mulheres.
“Obrigada, meu Deus, por eu estar aqui. Minhas companheiras mulheres, se preparem, uma das conquistas é que a mulher ganhe o mesmo salário do homem. Que ela faça política e pode estar onde ela quiser“, disse.

“Para agradecer a todas vocês, mulheres, eu vou dar um beijo na Janja”, logo em seguida beijou a primeira-dama.
Janja, um pouco mais tarde, postou em suas redes sociais a foto do beijo, com a legenda: “Os Ministros do Amor tomando posse!!! Obrigado Brasil, o Futuro já começou”.

Foto: Reprodução/Redes sociais

(por Leonardo Lima, Estagiário em Jornalismo, sob supervisão do editor)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário

Send this to a friend