Câmeras do Parque das Neblinas entre Mogi das Cruzes e Bertioga flagram jaguatirica andando com presa

PUBLICIDADE
    

Nas últimas semanas, o Parque das Neblinas, localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto da Serra do Mar, recebeu a ilustre visita de uma jaguatirica andando com uma presa na boca. A reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, informou que essa não é a primeira vez que a espécie é vista no local, o felino já foi filmado diversas vezes na reserva, inclusive acompanhado de filhotes.

A jaguatirica (Leopardus pardalis) é conhecida por ser um grande predador e, apesar de serem mais ativas durante a noite, elas também podem ser vistas durante o dia. Na ocasião, as câmeras flagraram o animal no dia 4 de outubro, às 22h32. No entanto, o vídeo foi divulgado em 9 de dezembro, conforme pode ser conferido através do link https://www.youtube.com/watch?v=uFrUqW9SsIo.

A espécie é classificada pelo ICMBio como Menos Preocupante (LC) e estima-se que sua população seja superior a 40 mil indivíduos, no entanto, em algumas regiões há indícios de declínio populacional ligados à perda e à fragmentação dos habitats naturais. O registro no Parque demonstra a importância de áreas naturais e de conservação para a proteção destes animais.

O local possui uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica e já registrou mais de 1.330 espécies no local, 41 delas com algum grau de ameaça. As câmeras trap, instaladas e manuseadas pela própria equipe de guarda-parques do Ecofuturo, já captaram diversos animais, como anta, veado, irara, cateto, entre outros.

O supervisor de operações David Almeida ressalta a importância dos equipamentos no local.
As câmeras trap são um importante recurso para o registro e monitoramento da biodiversidade no Parque e, também, para contribuir com ações de fiscalização da área, além de serem importantes auxílios para pesquisas. Os registros realizados por elas reforçam o impacto positivo do trabalho realizado pelo Instituto, em prol da conservação da Mata Atlântica no Parque das Neblinas”, afirma.

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas diversas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

Inclusive, o local possui uma agenda de visitas com foco na sensibilização ambiental, proporcionado ao visitante o contato direto com a Mata Atlântica. Para realizar a visitação, entre em contato pelo telefone (11) 4724-0555 ou pelo e-mail: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário

Send this to a friend